A convite do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) da Universidade de Brasília (UnB), a RNP, juntamente com o canal universitário UnBTV, participaram de uma palestra sobre como a comunicação e a tecnologia podem colaborar com a inovação dentro do ambiente acadêmico. O evento foi promovido na última quinta-feira (21), no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), em Brasília.
Durante a apresentação de abertura, o gerente de Serviços da RNP, Marcelino Cunha, apresentou o portifólio de serviços avançados da RNP, que envolvem plataformas como a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Conferência Web, Eduroam, Eduplay e outros, para promover o conhecimento acerca dessas soluções desenvolvidas para toda a comunidade acadêmica e seus centros de pesquisa.
“Todas as nossas instituições podem utilizar esses serviços de forma imediata e sem restrição, ou seja, a um custo zero. A UnBTV, por exemplo, utiliza o Eduplay como streaming e repositório de conteúdo em vídeo. É uma plataforma desenvolvida por uma organização nacional, segura e que não possui propaganda ou nada que interrompa o aluno de assistir o conteúdo disponibilizado”, afirma.
Ao considerar que os diálogos por meio do audiovisual estão cada vez maiores e mais presentes na vida dos estudantes brasileiros, o coordenador de programação da UnBTV, Ig Uractan, destacou em sua apresentação que a utilização do Eduplay, é uma oportunidade de facilitar a comunicação, tendo em vista que o vídeo tem um potencial de traduzir pensamentos em uma linguagem inovadora e assim atingir mais pessoas.
“Existem diversas formas de se comunicar e eu imagino que essas plataformas de vídeo e streaming, onde o estudante pode desenvolver um conteúdo, um pensamento ou uma pesquisa em vídeo, colabora para envolver pessoas do país inteiro, já que a rede permite isso. Então, eu vejo o app do Eduplay como uma grande oportunidade de facilitar essa comunicação midiatizada dentro da linguagem audiovisual”, conclui Ig.
Já a palestra do diretor da UnBTV, Rafael Vilas Boas, teve como foco a orientação de gestores, futuros empresários e diretores sobre o risco de entender a comunicação como gasto e não como investimento, assim como a ideia de que a comunicação deve ser chamada apenas na ponta executória e não para participar do planejamento estratégico.
“Quando esses erros são evitados há uma grande margem de sucesso da estratégia que vai ser implementada, seja por uma organização, empresa ou movimento social, mas quando a comunicação é tida como a solução dos problemas e nada disso foi feito antes, a chance de que haja frustração é muito grande”, destaca.
Com o advento da pandemia de Coronavírus em 2020, a imersão da comunidade no ambiente digital mudou a forma como as relações humanas passaram a acontecer no ambiente estudantil. Diante desse fato, o analista de serviços da RNP, Nilton Rodrigues, considera que, nos últimos anos, as soluções que a RNP disponibilizou para as universidades ligadas ao seu Sistema colaborou significativamente para a manutenção do aprendizado e das produções de conteúdo voltados para a educação.
“A gente pôde contribuir tanto com o Conferência Web na forma de uma sala de aula virtual quanto com o Eduplay como um repositório de vídeos. Então eu entendo a UnB como uma grande parceira no uso das plataformas e espero que possamos trabalhar juntos por mais tempo, com uma aproximação cada vez maior”, declara.