Na última quarta-feira (20/9), em cerimônia da Conferência HDI Experience, o Ipezinho, chatbot da RNP, venceu o Prêmio HDI Brasil 2023 como melhor assistente virtual do ano. A ferramenta de Inteligência Artificial concorreu ao título junto aos assistentes virtuais da Algar Tech (Estella) e da BRF S/A (Eva).
Esta foi a primeira vez que a RNP concorreu nesta categoria. Em 2022, a RNP conquistou o Troféu HDI Brasil na categoria Melhor Equipe de Suporte do Ano, da qual também foi finalista em 2021.
Segundo a analista responsável, Amanda Pereira, um dos diferenciais do Ipezinho são as suas funcionalidades e capacidade de compreender a linguagem do cliente. “O solicitante não precisa se preocupar em como vai realizar uma pergunta, o Ipezinho consegue processar diversos contextos e entregar uma resposta assertiva e humanizada”, explica.
Em relação as funcionalidades, além de tirar dúvidas sobre os serviços da RNP ele pode abrir ou consultar um chamado, conversar em diversos idiomas e notificar o usuário quando tem novidades na sua solicitação.
Sobre o Ipezinho
O assistente virtual da RNP, chamado Ipezinho, existe desde 2019 com o objetivo de auxiliar o atendimento às instituições conectadas pela RNP. Ele é capaz de interagir com os clientes, tirar dúvidas sobre os serviços gerais e abrir chamados para acionar um dos analistas de atendimento.
Além do site da RNP, o Ipezinho é acionado em todos os canais digitais de atendimento. Com o auxílio da tecnologia ChatGPT, o chatbot já atende alunos beneficiados pelo Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, em parceria com a RNP.
Em 2023, o Ipezinho chegou a realizar cerca de 5 mil atendimentos no primeiro semestre, sendo responsável por 36% dos atendimentos pelo Whastapp e até 90% nos demais canais. Segundo a Gerência de Atendimento Integrado da RNP, a acurácia do chatbot fica em média de 90% e a média de satisfação do atendimento do Ipezinho é de 4,4/5.