A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) apresentou o serviço de Diploma Digital como um caso de uso em potencial para a Rede Blockchain Brasil (RBB) na trilha “Blockchain Gov” do evento Blockchain Rio Festival, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro no Rio de Janeiro. O evento reúne o ecossistema de tecnologia, inovação e negócios para discutir temas ligados a Blockchain, Web3, Inteligência Artificial, IOT, Startups, Empreendedorismo e mais.
O serviço de Diploma Digital surgiu do Programa de Grupos de Trabalho da RNP em 2018, com o objetivo de combater as fraudes nos diplomas universitários. A solução usa as tecnologias de Blockchain, certificação digital e preservação de documentos combinadas para a verificação da autenticidade e emissão de diplomas digitais. Em 2020, o serviço passou a incorporar o Portal de Validação de Diplomas do Ministério da Educação (MEC).
No evento, outros casos de uso a serem testados na RBB foram apresentados, como o da PRODEMGE, para rastrear a cadeia de produção do carvão vegetal em Minas Gerais, a fim de garantir o manejo adequado das florestas plantadas e proteger as florestas nativas; e da PUC-Rio, que desenvolveu uma aplicação em parceria com a Petrobras para o monitoramento da cadeia de custódia de amostras de óleo que possam ser encontrados em praias do litoral brasileiro.
Sobre a Rede Blockchain Brasil
Criada em 2022 a partir de um acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a RBB é uma rede blockchain público-permissionada de abrangência nacional e voltada para aplicações de interesse público. A implantação da RBB está sendo feita de forma gradativa, com previsão da fase piloto entrar em operação no final de 2023.