Assistente virtual da RNP concorre ao Prêmio HDI Brasil 2023

Home 9 Institucional 9 Assistente virtual da RNP concorre ao Prêmio HDI Brasil 2023

O assistente virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Ipezinho, é um dos finalistas do Prêmio HDI Brasil na categoria “Melhor assistente virtual suporte do ano”. A ferramenta de Inteligência Artificial concorre ao prêmio junto aos assistentes virtuais da Algar Tech (Estella) e da BRF S/A (Eva). 

O Prêmio será entregue durante a conferência HDI Experience, que este ano acontece entre os dias 20 e 22/9, em Mogi das Cruzes (SP). Esta é a primeira vez que a RNP é indicada nesta categoria. Em 2022, a RNP conquistou o Troféu HDI Brasil na categoria Melhor Equipe de Suporte do Ano, da qual também foi finalista em 2021. 

“Estamos imensamente orgulhosos por ver nossa solução de chatbot, o Ipezinho, ser indicada para a grande final do prêmio de Melhor Assistente Virtual do Brasil pela HDI. Esse reconhecimento reflete o trabalho incansável de nossa equipe técnica, que se dedicou para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes. Agradecemos pelo empenho e comprometimento que nos trouxeram até aqui”, declarou o gerente de Atendimento Integrado da RNP, Francisco Júnior.

Sobre o Ipezinho 

Image
Ipezinho

O assistente virtual da RNP, chamado Ipezinho, existe desde 2019 com o objetivo de auxiliar o atendimento às instituições conectadas pela RNP. Ele é capaz de interagir com os clientes, tirar dúvidas sobre os serviços gerais e abrir chamados para acionar um dos analistas de atendimento.  

Além do site da RNP, o Ipezinho é acionado em todos os canais digitais de atendimento. Com o auxílio da tecnologia ChatGPT, o chatbot já atende alunos beneficiados pelo Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, em parceria com a RNP.  

Em 2023, o Ipezinho chegou a realizar cerca de 5 mil atendimentos no primeiro semestre, sendo responsável por 36% dos atendimentos pelo Whastapp e até 90% nos demais canais. Segundo a Gerência de Atendimento Integrado da RNP, a acurácia do chatbot fica em média de 90% e a média de satisfação do atendimento do Ipezinho é de 4,4/5. 

Sobre o Troféu HDI Brasil 

O Troféu HDI Brasil é um reconhecimento dado pelo instituto para quem tem as melhores práticas na área de suporte. Em 2022, a premiação foi dividida em cinco categorias: melhor analista de suporte, melhor assistente virtual de suporte, melhor coordenador de suporte, melhor gerente de suporte e melhor equipe de suporte. 

A edição deste ano do HDI Experience será realizada em um modelo misto. Parte do evento ocorreu no metaverso, enquanto o encontro presencial foi realizado no Resort Club Med – Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). 

O HDI Brasil é um instituto de ensino, pesquisa e referência em Gestão de Serviços de TI, Service Desk e Suporte Técnico, entre outros.