RedCLARA está de cara nova. A Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas lançou sua nova identidade visual, como parte da inauguração das comemorações de seus 20 anos, abrindo as portas para um novo ciclo na história da rede, cada vez mais ampla, moderna e humana.
Com o crescimento de sua e-infraestrutura, 11 Redes Nacionais de Pesquisa e Ensino (NREN), entre elas a RNP, e mais de 2.000 universidades e centros de pesquisa conectados, múltiplas alianças firmadas e grandes projetos promovidos, como BELLA e BELLA II, bem como o nascimento do Aliança Digital UE-LAC e a expansão para o Caribe, chegou a hora de ampliar o horizonte de compreensão e aplicação da marca.
A nova marca de RedCLARA vem acompanhada de um repaginado sistema visual que inclui novas cores e novas fontes institucionais. Esse sistema se baseia em três pilares: o movimento, que representa a troca constante de informações entre universidades e centros de pesquisa de todo o mundo, a conexão entre os diferentes territórios e comunidades que compõem a América Latina e o Caribe, e a diversidade, traduzida em uma rica paleta de cores que representam a pluralidade dos povos e culturas que compõem o território onde a rede atua.
“A mudança de nossa identidade visual e todo o trabalho que estamos fazendo para reposicionar nossa marca é de grande valor, pois nos permitirá expressar de forma mais contundente os compromissos que temos como organização com toda a América Latina e o Caribe. A forma como o novo logotipo está construído, com a representação do mapa, a interconexão das linhas que o compõem e as belas cores, mostram claramente a identidade da nossa região e o trabalho que queremos desenvolver”, explica o Diretor Executivo da RedCLARA, Luis Eliecer Cadenas.
Além disso, há uma mudança significativa no discurso da marca. A partir de agora, o argumento de RedCLARA priorizará os benefícios sociais vinculados às atividades da organização, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades. Segundo o Diretor Executivo da RedCLARA, porém, a mudança não significa uma ruptura com a história, mas representa a evolução natural de uma rede que busca constantemente se atualizar para o bem da América Latina, do Caribe e do mundo.
“Aprofundamos parcerias, ampliamos o escopo do nosso trabalho e evoluímos em tecnologia, conectividade e pessoas. A nova marca vem representar essa evolução num mundo que, sobretudo depois da pandemia, evolui a um ritmo incessante”, finaliza Cadenas.
Assista o vídeo da nova marca:
Para conhecer e baixar a nova identidade visual e o manual da marca RedCLARA, acesse www.redclara.net
A RNP também passou por uma mudança na sua marca em 2022. Relembre aqui.