A RNP assinou um contrato para execução de serviços de P&D com a FEEVALE no escopo do projeto INOVA ID RS, financiado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Suldo Rio Grande do Sul (SICT-RS). O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um serviço de Gestão de Identidade para o ambiente de inovação dos parques tecnológicos do RS e deve começar a ser executado no início de 2023, com duração prevista de 9 meses.
Promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o programa INOVA ID RS foi lançado em agosto de 2019 e visa tornar o estado uma referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. O objetivo da iniciativa é a criação de uma Identidade Digital para usuários do ecossistema de inovação gaúcho, possibilitando a colaboração e o compartilhamento de diversos serviços dentro de uma federação composta por estes atores em um ambiente seguro. Com sua identidade digital federada, empreendedores e outros usuários poderão facilmente provar quem são ao acessar os serviços online da federação.
A FEEVALE venceu o edital da Secretaria de Inovação do RS e será responsável pela contratação do projeto com a RNP, que prevê a contribuição com a cocriação, modelagem, prototipação, implementação e operação assistida de um piloto de um serviço de gestão de identidade federada, construído com base no estado da arte tecnológico, que integrará os usuários dos diferentes parques tecnológicos do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul em uma conta única, possibilitando assim o desenvolvimento de aplicações comuns ao ecossistema como um todo.
A identidade digital federada possibilitará aos parques tecnológicos uma maior integração nos serviços oferecidos aos seus usuários, bem como, possibilitará à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul uma visão mais precisa sobre o ecossistema gaúcho como um todo. “Essa é uma oportunidade para que o conceito de Federação e de gestão de identidade federada sejam experimentados no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul para que então possa ser estendido, com o apoio da ANPROTEC, para os demais parques tecnológicos do Brasil”, diz a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado.