Na última terça-feira (28/6), o Ministério da Educação (MEC) lançou duas iniciativas voltadas para estudantes, instituições de ensino e gestores de programas educacionais de todo o Brasil: a plataforma Rede Aprender e o aplicativo Jornada do Estudante. A primeira foi desenvolvida por meio de uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A solução vai englobar os principais conjuntos de dados da educação de estudantes, profissionais da educação, instituições de ensino e gestão de programas educacionais, de maneira integrada, a fim de construir a chamada Plataforma Nacional de Interoperabilidade e Análise de Dados da Educação Brasileira, que será interligada com outros sistemas de informação, como a Plataforma Sucupira da Capes, de Gestão Acadêmica das próprias instituições e o também criado aplicativo Jornada do Estudante.
A integração da plataforma ocorrerá gradativamente até ser concretizada como única infovia de interoperabilidade nacional na área da educação. Futuramente, essa plataforma compartilhará dados entre as instituições educacionais e realizará análises com mais transparência à sociedade.
Com informações do Ministério da Educação