Na última sexta-feira (23/7), durante o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), a RNP marcou presença pelo sexto ano consecutivo com o WFIBRE (Workshop FIBRE). O encontro apresentou iniciativas no uso de plataformas de experimentação (testbeds) em apoio à pesquisa científica no Brasil.
O cientista de redes Michael Stanton e o assessor acadêmico e científico da RNP José Rezende participaram como keynote speakers, com o tema “O impacto da experimentação na qualidade da pesquisa acadêmica”. Na abertura, a diretora de PD&I da RNP Iara Machado destacou a importância e o papel das redes acadêmicas no apoio à pesquisa experimental.
“É um amadurecimento e uma construção poder oferecer essa ciberinfraestrutura organizada para pesquisa experimental que só a RNP faz. Isso tem um grande valor”, declarou Iara Machado.
Durante o evento, a RNP mostrou a utilização dessa ciberinfraestrutura para experimentações em redes de computadores, sistemas distribuídos, cibersegurança, Blockchain, IoT, entre outras áreas. Elas incorporam o novo serviço de testbeds da RNP, que oferece esses recursos computacionais de maneira integrada para atender a demandas específicas da comunidade científica.
Pesquisadores ainda apresentaram sete trabalhos selecionados pela chamada lançada pela RNP, com relatos de uso de plataformas para experimentação e apoio à PD&I em diversas áreas do conhecimento. Confira todos eles:
Internet das Coisas
Facilitando o Desenvolvimento de Aplicações de Internet das Coisas: Um Estudo Experimental
Experimentos da Proposta de Integração SOFTWAY4IoT e FIWARE-Lab@RNP para Internet das Coisas (IoT)
Desenvolvimento de Aplicação IoT utilizando a Plataforma Integrada Softway4IoT e Fiware
Blockchain
NeoCompiler Eco: experimentação de consenso em blockchain e contratos inteligentes
Cibersegurança
Um Ambiente de Experimentação em Cibersegurança para Internet das Coisas
Programabilidade e Orquestração Multicamadas de redes
Para saber mais, acesse o portal do CSBC.