*Notícia atualizada em 2/7/21
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançaram uma chamada aberta convidando instituições de pesquisa brasileiras que já tenham iniciado discussões internas para a implantação de seu repositório institucional de dados de pesquisa.
A iniciativa surge a partir da cooperação previamente existente entre IBICT e RNP no âmbito do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto , que teve como objetivo estabelecer mecanismos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil e o compartilhamento de dados científicos.
“Considerando a crescente demanda pela abertura e compartilhamento de dados de pesquisa, motivada pelo novo paradigma da Ciência Aberta, acreditamos que será inevitável que universidades e institutos de pesquisa, mais cedo ou mais tarde, precisarão criar seus próprios repositórios institucionais de dados de pesquisa. Nesse sentido, a chamada aberta tem o objetivo de acelerar o processo de criação de repositórios de dados de pesquisa nas instituições selecionadas”, explica o diretor-adjunto de P&D da RNP, Leandro Ciuffo.
“Queremos selecionar três instituições para apoiá-las na criação de seus repositórios de dados de pesquisa, por meio de ações de capacitação e transferência de conhecimento, durante um período de incubação de nove meses. O aprendizado gerado por esse projeto poderá ser de benefício para toda instituição que deseja criar seu repositório de dados de pesquisa, em especial as bibliotecas das instituições brasileiras de ensino e pesquisa – que serão o público-alvo da chamada”, comenta o coordenador e pesquisador do IBICT, Washington Segundo.
Desde 2017, a RNP possui um acordo de cooperação com o IBICT para atividades de P&D e, nos últimos anos, vem trabalhando conjuntamente nas atividades do 4º plano de ação nacional (OGP). A ideia agora é somar forças com o CNPq, que também está estruturando seu repositório de dados de pesquisa. O acordo ainda terá o apoio consultivo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, por meio da equipe do GT-RDP.
Para participar, acesse o formulário de submissão de proposta.
Visualize aqui o conteúdo do formulário.