Poucas horas depois da abertura das inscrições da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2021, um recorde foi batido: 1.306.000 inscrições haviam sido realizadas até as 17h do primeiro dia de funcionamento do portal (6/4). Esse é o maior volume de inscrições, considerando o mesmo período, dos dois últimos anos de SiSU. Em 2020, até este horário, haviam sido computadas 846 mil inscrições, enquanto em 2019, o número era de 400 mil. Os números quase dobraram desde o ano retrasado:
Número de inscrições até as 17h do primeiro dia de inscrições na primeira edição do SiSU em 2019, 2020 e 2021
Outros números comprovam o alto volume de conexões e disponibilidade no portal:
- Até as 17h do primeiro dia de inscrições, 686 mil estudantes já estavam inscritos no sistema de seleção. Vale lembrar que cada candidato tem direito a fazer inscrição em até duas opções de curso. Por isso, o número de inscrições pode ser até o dobro do de inscritos.
- Cerca de 23 mil usuários chegaram a acessar a plataforma simultaneamente.
- Os estudantes preferem aparelhos mobile: 55% dos acessos foram feitos por dispositivos móveis, como celulares ou tablets, enquanto 45% vieram de computadores desktop.
- Cada inscrição levou, em média, apenas cinco minutos para ser finalizada.
As inscrições do SiSU vão até as 23h59 desta sexta-feira (9/4). Nesse período, para possibilitar que milhares de estudantes tenham a oportunidade de concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior públicas do país, um time de profissionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) opera e sustenta a plataforma do Ministério da Educação (MEC) em ambiente de nuvem, para onde a migrou no ano passado. Na nuvem, o SiSU conta com uma infraestrutura resiliente, elástica, escalável, estável, ágil e segura, que pode ser expandida a medida que o número de usuários cresce. Assim, o sistema suporta o alto volume de acessos simultâneos, sem indisponibilidades.