Inovação para viabilizar que a pesquisa, a educação e a ciência brasileiras, com informações qualificadas sobre diferentes campos, sejam mais acessíveis. Agora, a principal biblioteca virtual nacional, referência em todo o mundo e iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, por abranger todo o território nacional, conta com uma solução tecnológica que faz uso de inteligência artificial. O acervo em questão é o do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a tecnologia utilizada é computação cognitiva, implementada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que simula processos do pensamento humano em um modelo computadorizado, utilizando algoritmos que reconhecem padrões e processam informações.
Funciona assim: no Portal, um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial, o IBM Watson Explorer, “lê” o conteúdo presente no acervo por meio de um processo de reconhecimento ótico de caracteres e imagens, captura o texto completo, organiza e indexa as principais informações, cria um índice com os principais tópicos do conteúdo e também pode classifica-lo por área temática da pesquisa. A ferramenta também é compatível com arquivos em diversas extensões, como PDF, DOC, AVI, MP3 e MP4. A solução tecnológica proporciona melhor acurácia no resultado das pesquisas dos usuários em menor tempo de resposta, o que, na prática, significa que os leitores encontram o conteúdo que precisam de maneira mais prática, ágil e assertiva.
Atualmente, a solução está aplicada aos artigos de editores como Gale e Ciência Hoje. O primeiro, parte da companhia mundial Cengage que é especialista em soluções educacionais e está presente em mais de 140 países, reúne um acervo rico com coleções-referência, é o caso da Gale NewsVault, que conta com uma base de dados com mais de 10 milhões de páginas de jornais digitalizadas com dados históricos que contemplam os últimos 400 anos de informações publicadas em grandes veículos de comunicação internacionais. Já o Ciência Hoje, oferta as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, que somam 600 edições em uma coleção para desfrute de quem deseja ler sobre ciência de forma didática, descontraída e divertida, consumir informações qualificadas e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.
Mas não para por aí: no momento, o time de especialistas da RNP está trabalhando para que a solução seja aplicada em todo o Portal de Periódicos. O que significa que a tecnologia de inteligência artificial trabalhará para potencializar o consumo das publicações periódicas nacionais e internacionais, que compõem o melhor da produção científica disponível gratuitamente, reunido e disponibilizado a instituições de ensino e pesquisa do país na biblioteca virtual. Conheça a dimensão e alcance do acervo, que contará com a solução da RNP:
Além de aprimorar a experiência dos usuários e gerar mais tráfego para o Portal, há outros impactos esperados, conforme explica o gerente de Soluções da RNP e responsável pela implementação da tecnologia, Claudio Fabricio Silva. Ele cita: “Nossa expectativa é ter aumento no volume de conteúdo, objetos, artigos, imagens ou qualquer outro item relacionado ao tema de pesquisa do usuário e, consequentemente, melhoria na qualidade da pesquisa, já que a serão maiores a precisão na busca e a possibilidade exploratória, no contexto da pesquisa.”
Com mais acessos aos conteúdos científicos, outro impacto é a economia que pode ser gerada. “Como consequência do aumento do número de acessos ao Portal, o valor do tíquete médio, que é o valor unitário cobrado pelo editor pelo download do conteúdo, poderá ser reduzido em até 50%. Isso provoca uma economicidade de, aproximadamente, R$ 35 milhões por ano. Em até cinco anos, esse total deve ser de R$175 milhões poupados dos cofres públicos. Esses recursos poderão ser utilizados para o aumento da aquisição de novos conteúdos no Portal ou, ainda, desenvolver novas soluções de pesquisas”, explica Claudio.
Parceria entre RNP e Portal de Periódicos da Capes
O Portal de Periódicos, que tem 20 anos de existência, é um case de sucesso da parceria de de mais de 10 anos entre RNP em CAPES, mas essa aliança também engloba outras iniciativas, como ressalta Andrea Vieira. “No geral, ao longo de todos os anos de trabalho entre CAPES e RNP, muitos projetos foram desenvolvidos em benefício da comunidade acadêmico-científica, como o serviço de acesso remoto através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); o aplicativo do Portal de Periódicos nas versões para IOS e Android; o desenvolvimento de uma nova interface e o melhoramento das ferramentas de busca; criação de um sistema de gerenciamento de acessos ao Portal de Periódicos; e muitas outras soluções e serviços focados nas necessidades da CAPES e com utilização das tecnologias de informação e comunicação”, rememora a coordenadora do Portal de Periódicos.