O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) é a mais recente instituição a aderir ao Moodle, sistema de gestão de aprendizagem oferecido como um serviço pela RNP. A estimativa é de que mais de 20 mil alunos sejam beneficiados em atividades de Educação a Distância (EaD), principalmente por conta da pandemia, e a demanda de atividades pedagógicas não presenciais.
O IFSul possui 14 campi distribuídos em todo o estado do Rio Grande do Sul. Segundo a diretora do Departamento de TI da instituição, Carla Pires, por conta disso, a gestão do Moodle no IF funcionava de forma descentralizada, ficando a cargo da Pró-Reitoria de Ensino, responsável pela oferta de cursos de EaD para os 14 campi. “Cada campus possuía uma instalação de Moodle, com versão e configuração diferentes. Com a pandemia, a forma que essa estrutura estava organizada tornava a operação das atividades não presenciais inviável”, conta Carla.
Segundo a gestora, para facilitar a gestão desse ambiente, o Departamento de TI do IFSul optou pela migração e centralização do Moodle na infraestrutura de nuvem da RNP. Entre os principais benefícios citados, estão a maior agilidade e eficiência em manter o ambiente sempre atualizado e a oferta do serviço uniforme para todos os campi, além da disponibilidade da ferramenta. “Para esta comunidade, a principal demanda é a disponibilidade. E a oferta da solução em nuvem garante uma maior disponibilidade e segurança para a ferramenta”, afirma Carla Pires.
A gestora de TI acredita que, assim como no IFSul, outras instituições de ensino e pesquisa no país estejam passando por algo semelhante, com o Moodle a cargo das Pro-Reitorias de Ensino, responsáveis pelas atividades de Educação a Distância nas instituições. Com a pandemia, esse tema passa a entrar nas pautas de Governança de TI. “Manter a gestão do ambiente com o ensino e levar o Moodle para a nuvem, tirando a responsabilidade da infraestrutura do Departamento de TI, é a melhor alternativa para equipes reduzidas como a maioria das instituições possui”, avalia.
Para Maria Isabel Giusti, da Pró-Reitoria de Ensino do IFSul, o Moodle tem sido uma das bases para o andamento do ensino remoto dentro do instituto federal. Com o aumento da demanda, foram lançados cursos regulares de capacitação de como utilizar esse ambiente tanto na visão dos professores quanto na dos alunos.
“Muitos professores sentem falta da integração de ferramentas síncronas dentro do próprio ambiente. Outra demanda são as dificuldades da utilização do Moodle tanto pelo docente quanto pelo discente”, conta.
Sobre o Moodle
O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Nele, é possível criar suas salas de aula online, oferecendo aos alunos um modelo flexível de aprendizado, quando e onde ele quiser.
Desde 2018, o Moodle possui integração com o serviço de Conferência Web, o que ofereceu inúmeros benefícios para os departamentos de Ensino a Distância. Por exemplo, a possibilidade de iniciar uma aula diretamente pelo Conferência Web, restringindo a participação a usuários autenticados no Moodle, o que garantiu autonomia aos professores.
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