25 anos da internet comercial no Brasil: o que mudou ao longo dos anos?

Home 9 Institucional 9 25 anos da internet comercial no Brasil: o que mudou ao longo dos anos?

Em 2020, a internet comercial completou 25 anos. Você se lembra da primeira vez que se conectou à internet? Há 31 anos, quando a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) nasceu como um projeto do CNPq, um dos grandes propósitos era atender aos anseios da comunidade acadêmica, que queria estar conectada com seus pares estrangeiros. 

Em 1992, entrou em operação o primeiro backbone de internet do Brasil, com a conexão de rede acadêmica entre Rio de Janeiro e São Paulo, em apoio à realização da Eco-92. Antes da abertura para a internet comercial no Brasil, foi a primeira vez em que pessoas físicas não vinculadas à universidade puderam ter uma experiência semelhante à transferência de arquivos e uso de correio eletrônico. 

Como a Internet saiu da academia e passou a ser comercial?

Foi apenas em 1995 que a rede mundial de computadores deixou os laboratórios das universidades e se tornou um bem comercial, com o lançamento do serviço de internet discada.

Desta forma, por três anos, de 1995 a 1998, novamente a RNP se dedicou à criação de provedores comerciais, para que assim, fosse distribuída à sociedade. Nesse contexto, também foi criado o Comitê Gestor da Internet (CGI.Br), um comitê multissetorial responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. 

25 anos da internet comercial no Brasil 

Nesses 25 anos de Internet comercial no Brasil, os impactos causados pela globalização e conectividade superaram as expectativas até mesmo dos usuários. O que antes era usado unicamente para pesquisa, hoje tem impacto direto na sociedade e na economia. 

Hoje, a internet faz parte da vida dos brasileiros, que passam horas nas redes sociais, o que garante ao país o 2º lugar no ranking de países que “passam mais tempo nas redes sociais”, ficando atrás apenas das Filipinas. 

E, quando o assunto é internet, não poderíamos deixar de citar os seus principais impactos positivos. Muito além de nos aproximar, seja de qualquer lugar do mundo, assim como, nos proporcionar o acompanhamento de notícias, pesquisas e eventos em tempo real, a internet se tornou um modelo de negócio, impactando a relação de consumo entre empresas e consumidores finais. 

O uso da internet mudou a forma como nos relacionamos, comunicamos, nos expressamos, compramos, nos alimentamos e, até mesmo, viajamos. E isso mudou a forma como as marcas se comunicam, interagem e se apresentam, on-line e off-line. Afinal, em poucos cliques você acessa aplicativos, sites, plataformas, e-commerces, pesquisa concorrentes, conhece lugares e decide sua compra. A conexão em rede formou grupos, comunidades, organizações e proporcionou, dia após dia, o que chamamos de Transformação Digital. 

Toda essa conectividade também resultou em novas práticas de segurança, usabilidade, responsabilidade social e acessibilidade. De forma geral, o passo dado há 25 anos pela RNP para a inovação segue resultando em avanços que estruturam novas culturas, novos horizontes e incontáveis transformações, das quais a RNP se orgulha em fazer parte e em continuar contribuindo para o crescimento e o aprimoramento da rede, principalmente com o nosso foco principal, o ambiente acadêmico. 

Se você está interessado nos 25 anos da internet, o tema foi abordado pelo evento Internet Festival, em formato 100% online e gratuito, realizado entre os dias 7 e 14 de dezembro. Saiba mais em https://internetfestival.com.br/.

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Confira também o nosso podcast!