Com o tema “O genoma estudantil e a metamorfose da universidade digital”, terminou na quarta-feira (4/9) a nona edição do TICAL e o 3º Encontro Latino-Americano de e-Ciência, realizados desde o dia 2/9 no Centro Internacional das Convenções de Cancun, no México. A cidade, que é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, recebeu mais de 300 participantes, incluindo reitores, vice-chanceleres, diretores de TIC e pesquisadores de instituições de ensino superior, ciência e cultura da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.
O TICAL e o III Encontro Latino-Americano de e-Ciência adicionaram 37 exposições de trabalho, 10 oficinas de treinamento e palestras dos quatro palestrantes internacionais convidados, como o “pai” de eduroam Klaas Wierenga, presidente da Rede Canadense Avançada (CANARIE), Jim Ghadbane, e o professor da Universidade do Havaí, Bruce Howe.
O evento contou com a participação da RNP, na reunião do Comitê Latino-Americano de Governança do eduroam (CLATe), como parte da programação. Já os diretores-adjuntos de Serviços, Luiz Coelho, e de Soluções, Antonio Carlos F. Nunes, realizaram apresentações no workshop “Acesso acadêmico global: tudo sobre eduroam e federações de identidade”. Os temas abordados foram o serviço de nuvem acadêmica da RNP, NasNuvens, um dos pôsteres selecionados por edital para exibição no evento, e a adoção de metodologias ágeis para o desenvolvimento de soluções em TIC.
Destaques da programação
Na sessão plenária de encerramento, o diretor executivo da RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, destacou o papel das redes acadêmicas para o desenvolvimento de toda a região. “São organizações que agem com altruísmo e podem produzir grandes mudanças”, afirmou o executivo. Cadenas explicou os desafios da rede latino-americana no atual contexto político e econômico, bem como os resultados que a organização está encontrando para permanecer sustentável. Entre eles, a Cadenas apresentou novos produtos e serviços de rede, como o “vRNIE”, que oferece acesso a serviços de redes regionais a instituições que não possuem redes acadêmicas em seus países de origem. Luis Eliécer encerrou sua apresentação citando Gandhi “. Somos responsáveis por promover a mudança que queremos ver no mundo “.
A sessão de encerramento contou ainda com a presença das autoridades da RedCUDI e da Subsecretária de Comunicação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do México, Salma Jalife Villalón, que apresentou os projetos do governo para apoiar a transformação e a inclusão digital no país. “Estou certo de que o México e a América Latina são capazes de promover o desenvolvimento tecnológico e competir no mesmo nível que outros países do mundo”, afirmou.
No final do evento, três das redes membros da RedCLARA assinaram acordos de cooperação. A rede equatoriana, CEDIA, assinou alianças com a RedCUDI que favorecem o trabalho colaborativo e a troca de conhecimento, tecnologia e pesquisa. Os acordos buscam implementar uma Escola Regional de Treinamento no México e criar um CSIRT para estratégias de segurança da informação. Por sua vez, a REUNA (Chile) assinou, também com CEDIA, acordos para a criação de um CSIRT.
A nona edição do TICAL foi organizada pela RedCLARA, RedCUDI e BELLA Project, com o patrocínio do Google for Education, Amazon Web Services, Century Link, Alcatel Lucent Enterprise, Sociedade da Internet, Canvas, Wolfram, Business Totalplay, Cirrus Identity, University of Quintana Roo, SheerID, CloudHesive Latam, Lacnic, MS2S Group, Sophos e ProtektNet.
Para mais informações sobre o TICAL2019 e o 3º Encontro Latino-Americano de e-Ciência, visite http://tical2019.redclara.net.
A próxima edição do evento – #TICAL2020, já tem um local definido. O evento será realizado em Cuenca, Equador.
Fonte: RedCLARA, com informações da RNP.