Pesquisadores desenvolvem novos jogos educacionais para a plataforma REMAR

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A plataforma REMAR passará a contar com cinco novos modelos de jogos educacionais desenvolvidos pela comunidade acadêmica para a reutilização de professores e alunos de níveis de graduação e pós-graduação. As propostas convidadas foram selecionadas com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes).

Os novos modelos de jogos poderão ser customizados por professores que não dispõem de equipes de desenvolvimento, mas que têm interesse no uso dessa tecnologia para o apoio ao ensino em sala de aula.

Após seis meses de projeto, os resultados foram apresentados na sede da RNP em Brasília no dia 27/4. Conheça cada um deles:

  • Process Legend

O jogo Process Legend é voltado para o ensino de introdução à linguagem de programação e propõe enigmas que podem ser resolvidos por linhas de comando. O desenvolvimento teve a coordenação do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e visa motivar o aprendizado de programação, uma das disciplinas com maior desistência em cursos de computação.

  • Mar do Saber

O Mar do Saber é um jogo que convida a um mergulho no fundo do mar, onde o jogador-mergulhador sai em busca de fotos de criaturas marinhas. O jogo tem a coordenação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), com a colaboração do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

  • Líder Sim: aprendendo a planejar

A fim de estimular as funções executivas de alunos universitários, o Líder Sim é um jogo de simulação e gerenciamento para planejamento, execução e acompanhamento de projetos. A coordenação é do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • REJOGO – Revista Digital de Jogos e Desafios Customizáveis

O REJOGO trata-se de uma revista digital interativa, que pode ser customizada para diversos tipos de jogos, como caça-palavras, enigmas e palavras cruzadas. A coordenação é do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LABTIME) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • GAME COMENIUS: o Jogo da Didática

O jogo Game Comenius é voltado para professores e estudantes de licenciatura e tem como objetivo auxiliar o planejamento de aulas, ao integrar diversos tipos de mídia. O desenvolvimento tem a coordenação do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre a plataforma REMAR

A plataforma REMAR – Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede – foi desenvolvida pelo Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LoA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e recebeu o apoio do Programa de P&D Temático em Ensino a Distância (EaD), coordenado pela RNP com financiamento da Capes.

O REMAR é um ambiente virtual que reúne recursos educacionais abertos na modalidade de jogos educacionais. Como são publicados com licença aberta e estão em domínio público, os jogos podem ser customizados diretamente pelos professores na plataforma de acordo com seus objetivos educacionais e conteúdos didáticos.

Atualmente, o REMAR encontra-se em uma versão beta, com dez modelos de jogos disponíveis para customização no endereço http://remar-beta.rnp.br/. Os cinco novos modelos desenvolvidos com o apoio da Capes passarão por processo de validação e estarão disponíveis para customização em breve.

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