WTR-Rio apresenta soluções de conectividade para o estado

Home 9 Institucional 9 WTR-Rio apresenta soluções de conectividade para o estado

Nos dias 31/10 e 1º/11, o Ponto de Presença da RNP no Rio de Janeiro promoveu o seu primeiro Workshop de Tecnologia de Redes (WTR), no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O objetivo do evento foi disseminar informações sobre soluções de conectividade no estado e oferecer cursos de capacitação para técnicos de instituições de ensino e pesquisa usuárias da rede acadêmica.

A programação abordou temas como segurança em redes, tecnologias e topologias de redes atuais no Rio, assim como os projetos de pesquisa em andamento que envolvem as instituições de ensino superior parceiras da RNP. O pesquisador do CBPF Marcio Portes apresentou as tecnologias e aplicações disponíveis para as 44 instituições conectadas hoje pela rede metropolitana do Rio. A rede de fibra óptica é considerada a maior da América Latina, com 236 km de cabeamento óptico próprio em perímetro urbano.

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, mostrou como será a evolução da rede acadêmica operada pela RNP, a rede Ipê, para uma infraestrutura escalável, com possibilidade de crescer para múltiplos canais a 100 Gb/s. Essa velocidade de tráfego de dados é dez vezes superior ao que é oferecido hoje às instituições de ensino e pesquisa na capital carioca. Segundo Grizendi, todas as instituições do estado do Rio passarão a estar conectadas a 100 Mb/s, com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2018.

Outras apresentações da RNP foram do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), que mostrou as ações de combate a atividades maliciosas na rede acadêmica do Rio, os cursos de capacitação oferecidos pela Escola Superior de Redes, os serviços avançados de TIC e de suporte a e-Ciência disponíveis às instituições, as ações de atendimento e monitoramento integrados, técnicas de transição para o IPv6 e a possibilidade de integrar a plataforma de experimentação Fibre, para pesquisas em novas arquiteturas de internet.

O evento foi transmitido em tempo real pelo site wtr.pop-rj.rnp.br.

Foto: O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, apresentou a evolução da rede acadêmica para 100 Gb/s.