A RNP divulgou nesta quarta-feira (24/6) a lista de projetos selecionados pelo edital do Programa de Monitoramento de Redes (PMon) 2015. O objetivo da chamada é promover o estudo de temas ligados a essa área.
Este ano, foram recebidas onze propostas. Dessas, foram selecionados cinco projetos:
- Desenvolvimento de novas técnicas de medições em redes de acesso de banda larga
Proponentes: Wladimir Cabral e Antonio Rocha (UFF)
- Plataforma para monitoramento e análise de tráfego em uma rede de testes para avaliação de desempenho de novos protocolos e detecção de anomalias na Internet do Futuro
Proponentes: Igor Alvarenga e Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (UFRJ)
- Explorando OpenFlow para a monitoração de rede
Proponentes: Edson Baião (ITA) e Cecilia Cesar (ITA)
- Serviço de transformação para correlação do resultado de medições ativas em federações de medição
Proponentes: Jéferson Nobre e Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
- FIBREOSS: Um sistema de gerência unificada para o testbed do Fibre
Proponentes: Vitor Farias e Natalia Castro Fernandes (UFF)
Esta é a segunda chamada de propostas lançada pelo Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), criado pela RNP em 2011 para acompanhar os principais avanços técnico-científicos de monitoramento de redes, por meio de prospecção tecnológica. Os pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa brasileiras, desenvolverão seus projetos no período de seis meses, entre junho e novembro de 2015.
A expectativa é que o Programa de Monitoramento de Redes fomente a interação contínua dos acadêmicos especializados no assunto e que os projetos selecionados possam fornecer insumos, tanto conceituais como práticos, para a evolução do serviço de monitoramento de redes oferecido pela RNP, o MonIPÊ.