Integração da América Latina com a Europa

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“Todos os marcos foram cumpridos”. Foi assim que a Comissão Europeia resumiu o encerramento do projeto Elcira (Europe Latin America Collaborative e-Infrastructure for Research Activities), que teve como principal objetivo auxiliar a execução de projetos colaborativos entre pesquisadores da América Latina e da Europa. Após 29 meses em execução, a reunião final do projeto foi realizada em 27/11, em Bruxelas, na Bélgica.

O parecer oficial da Comissão Europeia ressaltou o excelente trabalho que a equipe de gerenciamento de projetos executou. A RNP coordenou dois trabalhos fundamentais no Elcira. Um focava no desenvolvimento de federações de identidade nas redes acadêmicas latino-americanas e sua adesão à eduGAIN (Géant), serviço que permite a troca confiável de informações sobre identidade, autenticação e autorização entre federações e provedores de serviço. O outro ajudou a expandir o eduroam, serviço de rede sem fio global e seguro voltado para a comunidade acadêmica. 

Como resultado do primeiro trabalho, Colômbia e Equador lançaram suas federações de identidade, Colfire e MiNGA, respectivamente. A federação da Argentina (MATE) está em fase final para se tornar membro da eduGAIN e a do Chile já concluiu seu processo de adesão. Outras três estão em fase piloto: no Peru (Inca Federation), Uruguai (RAUid) e México (Fenix). “Uma menção especial da Comissão Europeia foi dada em função do crescimento significativo na estruturação das federações de identidade nas redes acadêmicas da América Latina”, destacou o diretor-adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos Fernandes Nunes. 

Além do maior número de federações de identidade, o eduroam teve um crescimento expressivo na América Latina, no período de dois anos, e atualmente contabiliza 1.282 pontos de acesso, distribuídos em diversos países, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru. Desses, o Brasil abriga a grande maioria, 1.089 pontos, distribuídos em mais de 40 instituições conectadas nas cinco regiões do país. Um diferencial foi a disponibilização do serviço na cidade de Porto Alegre, em setembro de 2014. A capital gaúcha se tornou a primeira cidade da América Latina a oferecer o acesso ao eduroam em locais públicos. 

A RNP desenvolveu e ministrou também cursos presenciais e online para representantes das redes acadêmicas da região e participou da criação de uma rede de confiança em sistemas de videoconferência entre a América Latina e a Europa. Outro marco do projeto foi a criação do Comitê Latino-americano do eduroam, em que são discutidos meios de disseminar o serviço na região e fortalecer a representatividade da América Latina no Comitê Global de Governança do eduroam (GeGC), por meio da RNP e da Reuna, rede acadêmica chilena. 

“Agradeço a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para os resultados alcançados para as redes acadêmicas da América Latina. A integração com os pares europeus fortaleceu a participação da RNP em discussões estratégicas em diversos fóruns internacionais, fundamentais para a oferta dos serviços avançados aos nossos clientes”, ressaltou Antônio Carlos F. Nunes.

Perspectivas de futuro

O projeto Elcira chegou ao fim, mas as tarefas não terminam por aqui. Ainda existe o desafio de dar continuidade aos trabalhos que fizeram parte dessa iniciativa. No trabalho de desenvolvimento das federações de identidade nas redes acadêmicas latino-americanas, o objetivo é:

  • Continuar oferecendo treinamentos online por meio do curso técnico de federação de identidade para a educação e pesquisa, que ainda está disponível no portal do Elcira;
  • Alterar o status da Argentina no eduGAIN;
  • Auxiliar a implementação de novas federações de identidade na América Latina;
  • Modelar um serviço pela RedCLARA, para fornecer Federação como um Serviço (FaaS, em inglês) às NRENs emergentes.

Em relação à expansão da rede eduroam, pretende-se:

  • Dar seguimento aos treinamentos online usando o curso técnico de implementação do eduroam para ensino e pesquisa, que ainda está disponível;
  • Lançar o eduroam em todas as redes acadêmicas da América Latina;
  • Evoluir o modelo de monitoramento do eduroam mundial;
  • Aprofundar a discussão no Comitê da América Latina em Governança do eduroam, talvez criando um comitê técnico na região.

Nova proposta de projeto foi submetida à Comunidade Europeia com o objetivo de compartilhar os resultados positivos e lições aprendidas pelo projeto Elcira com as redes acadêmicas de outras regiões. O resultado deve ser conhecido no início de 2015.