A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinou dois acordos de cooperação técnica e apoio recíproco, na terça-feira, dia 14/10, em São Paulo, durante a Futurecom 2014, um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na América Latina. As empresas contempladas foram a chinesa Huawei e a brasileira Padtec. Ambas possuem capacidade tecnológica e interesse mútuo em promover e apoiar o desenvolvimento de projetos cooperativos, a formação de recursos humanos e a operação dos serviços de redes avançadas, regional e nacionalmente, com qualidade e eficiência.
Os acordos foram firmados no estande de cada empresa, no evento, e contou com a presença de seus respectivos executivos: por parte da Padtec, o presidente Jorge Salomão Pereira e o diretor de negócios Argemiro Oliveira Sousa Filho, e por parte da Huawei, o presidente da área de Enterprise da Huawei no Brasil, Jorge Zhu, e o diretor geral da Huawei no Brasil, Wei Xiong. Da RNP, esteve presente o diretor de gestão da RNP, Wilson Coury.
Assim como a RNP tem como missão institucional promover o uso inovador de redes avançadas, a Huawei tem como um dos seus objetivos estratégicos o desenvolvimento da indústria brasileira de TIC para o benefício da sociedade, e a Padtec desenvolve no Brasil conhecimentos e tecnologias em redes de comunicações ópticas, provendo produtos para aplicações em redes de transporte de última geração.
Com duração de dois anos, os dois acordos preveem a parceria entre a RNP e cada uma das empresas, Huawei e Padtec, para o fomento de pesquisas tecnológicas na área de redes de computadores e internet e na procura de soluções de problemas de rede para projetos específicos. Também estão incluídas a cooperação técnica em redes e tecnologia da informação, através da troca de experiências e informações, e a capacitação dos profissionais em cursos sobre temas que componham o portfólio das empresas e da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP.
Segundo o diretor Wilson Coury, a assinatura dos acordos materializa em nível operacional a parceria existente com as duas empresas.”A RNP trabalha em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país e procura quem possa contribuir com essa infraestrutura nacional que já atende a rede acadêmica brasileira”, enfatizou. “Hoje a RNP possui 900 instituições conectadas, mas podemos ultrapassar limites e usufruir de uma infraestrutura de rede de comunicação com muito mais pontos espalhados por todo o Brasil, beneficiando a comunidade acadêmica em diferentes áreas tais como a saúde, educação e a cultura”, afirmou.
Para a Padtec, trata-se da consolidação de uma relação de parceria forte e construtiva, que já existe há 13 anos, desde que a empresa surgiu no mercado. “Um dos nossos objetivos é apoiar a construção de redes avançadas voltadas para o ensino e pesquisa, nas áreas de ciência e tecnologia, principalmente, e tanto no Brasil como na América Latina”, disse o presidente Jorge Salomão.
Segundo o executivo da Huawei, Jorge Zhu, uma das grandes estratégias da empresa chinesa é investir na rede acadêmica brasileira. “A RNP é um dos nossos principais clientes e como pensamos em iniciar um trabalho junto às universidades brasileiras, a parceria é mais do que bem-vinda. Queremos ganhar a confiança dos jovens universitários”, ressaltou. “Nosso forte é na parte de networking. Além da doação de equipamentos e software, queremos investir em infraestrutura para poder atender às necessidades da rede acadêmica”, explicou.
Quanto às responsabilidades de cada um nos acordos firmados, cabe à RNP coordenar atividades de capacitação, através da ESR, bem como desenvolver as atividades comuns de competência tecnológica; participar de projetos voltados para a otimização, segurança e confiabilidade nas conexões de redes de computadores, entre Pontos de Presença da RNP em outras capitais brasileiras e outras redes estaduais; apoiar o desenvolvimento de atividades de competência tecnológica conjunta; criar e apoiar grupos de trabalho com pesquisadores nacionais e internacionais para a realização de pesquisas com resultados que atendam às necessidades do ensino e da pesquisa, orientando-as para acordos de transferência de tecnologia visando a proteger e explorar a propriedade intelectual gerada com o trabalho desenvolvido.
A Huawei e a Padtec terão como atribuições fomentar e apoiar o desenvolvimento de atividades de competência tecnológica conjunta; apoiar projetos de aplicações inovadoras da RNP voltadas para a formação de pessoal na área de redes de computadores e sistemas de informação; patrocinar eventos; disponibilizar para teste e avaliação da RNP os produtos que estejam aderentes ao escopo desta cooperação e possam responder às necessidades para uso na rede acadêmica e apresentar oportunidades em ações e programas para apoio ao setor acadêmico, assim como doar equipamentos e software.
Também poderão contribuir para apoiar a RNP nos seus trabalhos de provedor de soluções e de capacitação, voltados à formação de pessoal na área de redes de computadores e sistemas de informação; assessorar tecnicamente a RNP em projetos de redes de computadores e soluções em TIC, para impulsionar o desenvolvimento, a evolução e a utilização de redes avançadas no Brasil, e o apoio em projetos junto à Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA).
“Rede por rede não é nada. O principal desafio é fazer uso dos aplicativos, das soluções, que possam ser úteis em áreas como a saúde ou em mobilidade urbana. Ensino a distancia com rede de alto desempenho e especialização são necessários e o ideal é juntar tecnologia a serviços para o bem-estar da população”, acrescentou Wilson.