Nesta quarta-feira (10/9), a RNP lançou dois Programas de P&D Temáticos, voltados para educação a distância e e-Saúde. O objetivo é selecionar projetos que promovam o uso inovador da rede através de aplicações que potencializem a colaboração remota nessas duas áreas do conhecimento.
As propostas deverão ser compostas por pesquisadores oriundos de organizações usuárias da RNP, que serão selecionados para desenvolver projetos colaborativos. Outras instituições, universidades ou empresas também podem participar das atividades.
A expectativa da RNP é receber propostas que contemplem arquiteturas de software ou hardware facilmente reutilizáveis, extensíveis e bem documentadas, de forma a facilitar futuras atualizações e que possam ser interoperáveis com outras soluções.
Em educação a distância, serão selecionados projetos que apresentem soluções em produtos e serviços principalmente no que tange a aplicações em Aprendizado Móvel, Laboratórios Virtuais e Cursos Abertos online.
Já o Programa de P&D em e-Saúde visa prototipar soluções em TIC que façam uso de tecnologias móveis para apoiar o trabalho de profissionais de saúde, nos seguintes domínios de interesse: telessaúde para a Pessoa Idosa, telessaúde na Saúde Indígena e telessaúde nas Doenças Raras.
O edital é financiado com recursos da CAPES através do Ministério da Educação e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS) e faz parte das ações de P&D no escopo do Programa Interministerial RNP.
O prazo para submissão de propostas é até o dia 13/10.
No dia 1/10, às 14h, será realizada uma webconferência pública para tirar dúvidas sobre a chamada, no endereço http://webconf.rnp.br/gt.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gt2015@rnp.br.