O Ministério das Comunicações (MC) anunciou a abertura do processo de seleção de emissoras educativas de TV aptas a receber laboratórios de testes de conteúdos e aplicações interativas que operem com o middleware Ginga, adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T). O edital acontece no âmbito do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Digital Brasileira – Ginga Brasil.
Serão selecionadas dez entidades, de direito público ou privado, vinculadas às administrações públicas em âmbito estadual, municipal ou do Distrito Federal, bem como a instituições públicas de ensino superior, que prestem serviços de radiodifusão ou tenham outorga para tal na modalidade educativa.
A RNP participa do contrato administrativo que estabelece as diretrizes do projeto de disseminação do Ginga. Suas atribuições são a capacitação de profissionais no desenvolvimento de conteúdos e aplicações interativas de TV Digital no padrão Ginga-NCL; a implantação de laboratórios de teste e um repositório de conteúdos e aplicativos; e a criação de um serviço experimental de distribuição de conteúdos digitais multimídia.