Conecta
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa cria um ambiente tecnológico robusto para colaboração entre pesquisadores no Brasil e deles com o mundo.
Inclui a ampliação da rede de internet de qualidade voltada para educação e pesquisa; a criação de Centros Nacionais de Dados; a implantação da rede de e-Ciência, de conexão de alto desempenho para a rede acadêmica; a criação de infovias e redes metropolitanas no interior; e o Centro de Operações em Segurança (SOC), para zelar pela cibersegurança.
O Papel da RNP
A RNP é executora do programa como um todo, que tem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Atualmente, a RNP já iniciou processos de construção de 10 infovias, entre elas Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina; está selecionando os primeiros Centros de Pesquisa a fazerem parte da Rede de e-Ciência; e já colocou em operação o primeiro Centro Nacional de Dados do Sistema RNP, localizado em São Paulo.
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
SOC
Serviço de Suporte a e-Ciência
IMPACTO SOCIAL
Levar a infraestrutura ao interior dos estados beneficiará mais de 1.700 unidades de organizações de ensino e pesquisa, 180 mil pesquisadores, 3.880 programas de pós-graduação e 16 ambientes de inovação e parques tecnológicos.
O programa prevê 18 novas infovias estaduais e cerca de 40.000 km de fibra óptica, expandindo a rede para regiões mais afastadas dos grandes centros. A RNP já iniciou processos de construção de infovias e a expectativa é lançar os editais para todas as 18 infovias ainda este ano.