Norte Conectado
Criado pelo Ministério das Comunicações (MCom), o Norte Conectado expande a infraestrutura de conectividade na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. A primeira infovia construída foi coordenada pela RNP, conectando Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Santarém.
Outras oito infovias serão implantadas pelo programa, somando 12 mil km de redes que conectarão à internet 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. No total, estima-se que 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.
O Papel da RNP
A RNP executou o projeto piloto, a Infovia 00, operacional desde julho de 2022. Para isso, selecionou empresas para realizarem o Estudo de Rota Aprimorada (ERA), instalarem os cabos de fibra óptica subfluvial e ainda qualificou os interessados em integrar o consórcio de Operador Neutro da Infovia 00.
O conceito de Operador Neutro é uma inovação da RNP, que prevê a operação, manutenção e comercialização de partes da infraestrutura, capacidades inteiras ou frações, para provedores de telecomunicações. Trata-se de uma forma de compartilhamento com o setor privado que que iguala as condições de competitividade. O operador neutro também mantém, de forma não onerosa, os serviços de telecomunicações para uso das políticas públicas federais.
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
IMPACTO SOCIAL
Com 770 km de extensão, Infovia 00 beneficia até 1 milhão de habitantes, atendendo às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário. O projeto é inovador, por seu baixo impacto ambiental. Uma vez que usa os leitos dos rios para chegar até a população, não promoveu desmatamento, como ocorreria caso a instalação dos cabos tivesse sido feita por via terrestre.