A RNP apresentou os resultados alcançados pelo programa Conecta Rede durante uma sessão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizada no dia 10/7, na sede do órgão, em Brasília. A apresentação foi um pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e destacou a otimização de processos, transformação digital e economia de recursos.
O programa promovido pelo MEC visa fortalecer o ecossistema de inovação da Rede Federal por meio de diversas iniciativas de modernização tecnológica. No primeiro ano de execução, os avanços tecnológicos resultaram em ganho de escala e eficiência operacional, gerando uma significativa economia para os cofres públicos.
O gerente de soluções da RNP Roosevelt Benvindo apresentou os benefícios da solução de Diploma Digital para cursos de graduação, que gerou uma economia estimada de R$ 2,6 milhões, com base nos quase 36 mil diplomas emitidos até junho de 2024. A solução de backup, prevista para adoção por 17 institutos até o final de julho, deve gerar uma economia anual de R$ 5 milhões quando implementada em toda a rede. Já a solução de Moodle estará em uso por 17 instituições até o final de julho.
Roosevelt destacou, também, a Consultoria Educacional ofertada pela Escola Superior de Redes (ESR), que padronizará as funções dos profissionais de TI da rede e identificará lacunas de treinamento. Ademais, mencionou a meta de prospecção e modelagem, incluindo as recentes aprovações das soluções de Diploma Digital para cursos técnicos e do serviço de disponibilidade de recursos computacionais. Essa iniciativa beneficiará toda a Rede Federal, oferecendo hospedagem e capacidade computacional para serviços críticos.
Além dos resultados do primeiro ano do programa, foram apresentadas as novas soluções priorizadas com o objetivo de promover a experimentação, modelagem e validação de aplicações digitais conforme as necessidades e priorizações identificadas pelas instituições.
As ações destacadas incluem a implementação de medidas de cibersegurança e armazenamento seguro, com o objetivo de elevar o nível de segurança e privacidade, gestão de acervos digitais e guarda de dados. Todo esse processo é conduzido de maneira colaborativa, priorizando as necessidades urgentes da rede.
Ações priorizadas:
Segurança da Informação:
Na área de Segurança da Informação, foi elaborada uma proposta para atender a Rede Federal, oferecendo consultoria alinhada com as prioridades estabelecidas pelo comitê, considerando o nível de maturidade das instituições em relação à segurança e privacidade. Esse trabalho está em conformidade com os recentes levantamentos de maturidade realizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Disponibilização de infraestrutura de Colocation:
Foi modelado um serviço de disponibilização de infraestrutura de colocation por meio dos Centros Nacionais de Dados da RNP (CND’s), com a proposta de fornecimento de racks. Essa solução desonera e otimiza a utilização dos espaços de infraestrutura local das instituições, disponibilizando recursos para acomodação dos equipamentos em uma infraestrutura de nuvem robusta e segura. A iniciativa beneficia as instituições, reduzindo a necessidade de modernização de data centers ao oferecer uma solução de baixo custo e alto valor agregado.
Modelagem da solução de Balcão Digital:
A solução de Balcão Digital, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visa a tramitação segura e digital dos documentos da instituição de ensino, proporcionando agilidade e sustentabilidade. Nesse contexto, a modelagem da solução, priorizada pelo comitê do programa Conecta Rede, teve como objetivo sua disponibilização em escala para toda a Rede Federal.
A modelagem técnica da solução de Balcão Digital foi concluída, preparando-a para a migração para um ambiente de nuvem, o que proporcionará maior flexibilidade e escalabilidade.
Modelagem da solução de Acervo Acadêmico:
Após a publicação das portarias MEC 360/2022 e MEC 613/2022, que tratam da conversão do acervo acadêmico para o meio digital e estabelecem prazos para a implementação de uma gestão eletrônica de documentos acadêmicos em instituições de ensino superior no Brasil, a solução de Acervo Acadêmico ganhou destaque. Nessa perspectiva, o comitê estratégico do programa solicitou o desenvolvimento de um serviço que cumpra os requisitos dessas portarias, proporcionando uma solução padronizada e segura para as instituições. Foi elaborado um plano de ação detalhado para o levantamento de requisitos, fundamental para a modelagem técnica e futura oferta de serviços.
As novas demandas identificadas visam assegurar que as instituições estejam em conformidade com as melhores soluções com foco em melhoria operacional, ganho de escala e economicidade.
O foco na construção conjunta é o grande diferencial do Conecta Rede, a fim de que as instituições desenvolvam resoluções para as próprias necessidades e que elas sejam contínuas no processo de transformação digital e decisões sobre os investimentos dos recursos e ações que devem ser priorizadas.
Ao final da apresentação, os reitores elogiaram o programa e sugeriram novos serviços e soluções. Roosevelt Benvindo destacou a importância de apresentar os resultados preliminares para demonstrar os benefícios na transformação digital, melhoria de processos e economia de recursos públicos, reforçando o papel da RNP no apoio às políticas públicas.