Nos dias 16 a 19 de setembro, os Grupos de Trabalho (GTs) do programa Hackers do Bem marcaram presença no Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), realizado em São José dos Campos, São Paulo. Os GTs, resultado da chamada pública para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Hackers do Bem, aberta em julho de 2023, apresentaram seus avanços ao público e tiveram seus trabalhos premiados no evento.
A pesquisa e desenvolvimento é um dos pilares do Hackers do Bem. Os GTs têm como missão fortalecer a capacitação de novos profissionais, desenvolvendo ferramentas que facilitam e promovem a educação em cibersegurança no Brasil. O desafio desses grupos é o de criar serviços, produtos e aplicações que contribuam para o processo de formação em cibersegurança, o objetivo principal do Hackers do Bem.
No SBSeg, foram aceitos 8 trabalhos dos GTs do Hackers do Bem, sendo 3 artigos curtos, 2 artigos completos e 3 no salão de ferramentas. Desses, três foram premiados, em categorias que incluíram artigos curtos e ferramentas.
Confira os artigos aceitos dos GTs do Hackers do Bem:
- GT – CRIVO:
Artigos Curtos:
“Automação de Autenticação para Testes de Segurança em Aplicações Web no OWASP ZAP”
“Identificação de Endereços IP Dinâmicos com Dados Públicos”
-
GT – Malware DataLab:
Artigos Curtos:
“Geração de dados sintéticos tabulares para detecção de Malwares Android: um estudo de caso”
Salão de Ferramentas:
“MalSynGen: Redes Neurais Artificiais na Geração de Dados Tabulares Sintéticos para Detecção de Malwares”
- GT – Impacto:
Artigos Completos:
“SECAdvisor: a Tool for Cybersecurity Planning using Economic Models”
“Uma Solução Baseada em Simulações Probabilísticas para Quantificação de Riscos e Impactos de Ciberataques Utilizando Relatórios Estatísticos”
- GT – HackinSDN:
Salão de Ferramentas:
“Mininet-Sec: Plataforma de Experimentação para Segurança Cibernética em Redes Programáveis”
- GT – EXSS:
Salão de Ferramentas:
“EXSS: Um Emulador Educativo de Ataques Cross-Site Scripting”
Rômulo Pinheiro, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Hackers do Bem, destacou a importância da participação no SBSeg, um espaço de troca de conhecimento e colaboração com a comunidade de segurança da informação. Segundo ele, o evento também serve como validação das ferramentas desenvolvidas pelos GTs.
“A premiação dos nossos projetos reafirma o êxito da área de P&D do programa e demonstra que estamos trilhando o caminho certo. Nosso objetivo era compartilhar as inovações desenvolvidas pelos grupos nos últimos meses e, ao mesmo tempo, obter valiosos feedbacks da comunidade de cibersegurança. As apresentações e os prêmios conquistados não apenas validam nossos esforços, mas também nos incentivam a continuar com ainda mais determinação nessa missão.”, disse.
Os trabalhos premiados foram:
- “Geração de dados sintéticos tabulares para detecção de Malwares Android: um estudo de caso” (GT – Malware DataLab) – Menção honrosa na Trilha Principal.
- “EXSS: Um Emulador Educativo de Ataques Cross-Site Scripting” (GT – EXSS) – Menção honrosa no VIII Salão de Ferramentas do SBSeg 2024 e Artefato Destaque (3 selos) pelo Comitê Técnico de Artefatos (CTA).
- “MalSynGen: Redes Neurais Artificiais na Geração de Dados Tabulares Sintéticos para Detecção de Malwares” (GT – Malware DataLab) – Artefato Destaque (4 selos) pelo Comitê Técnico de Artefatos (CTA).
Diego Kreutz, coordenador do GT – Malware DataLab, ressaltou a excelência e o ótimo desempenho de todos os GTs do Hackers do Bem. O SBSeg é reconhecido como o principal fórum de pesquisa e inovação em segurança da informação no Brasil, com um rigoroso processo de seleção.
“É de conhecimento geral que trabalhos aceitos no SBSeg possuem qualidade suficiente para serem aprovados em conferências e periódicos internacionais de prestígio, reforçando o elevado nível do evento e das pesquisas apresentadas. Nesse cenário, com 8 trabalhos aprovados e apresentados pelos GTs no SBSeg 2024, o Hackers do Bem tem se consolidado como um programa essencial para promover a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de excelência em uma área estratégica para o Brasil e o mundo: a cibersegurança. Em especial, o programa desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos altamente qualificados em temas complexos que irão moldar o futuro da nossa sociedade”, afirmou.
Igor Moraes, coordenador do GT-EXSS, destacou que a premiação da ferramenta motiva ainda mais a equipe do GT.
“Todos os membros da equipe do GT-EXSS ficaram muito felizes e honrados com a premiação. Agradecemos ao Programa Hackers do Bem pelo apoio e temos certeza do sucesso dessa iniciativa. A menção honrosa serviu para motivar ainda mais a equipe a desenvolver o emulador. Estamos agora na busca por usuários de teste para aperfeiçoar a versão disponível em nossa landing page“, disse
O apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é parte do programa Hackers do Bem, uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no PPI da Softex, realizada pela RNP e Senai-SP. O Hackers do Bem promove a formação de recursos humanos especializados em cibersegurança e privacidade. Além da capacitação, o programa também desenvolve ações destinadas a impulsionar o ecossistema de inovação e pesquisa em cibersegurança.