A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anuncia o lançamento da chamada pública para a seleção de grupos de trabalho voltados à pesquisa e desenvolvimento em Gestão de Identidade e Acesso em Ambientes de e-ciência. O objetivo é apoiar a criação de soluções inovadoras que facilitem a colaboração entre pesquisadores em ambientes virtuais, promovendo o compartilhamento seguro de informações e recursos científicos.
A chamada é voltada para pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas, que atuam na área. Serão selecionados dois Grupos de Trabalho (GTs) para desenvolver provas de conceito e estudos de caso, contribuindo para a prospecção de tecnologias voltadas à criação de Organizações Virtuais (OVs), facilitando o acesso e a gestão de identidade para pesquisadores de diferentes instituições.
Os projetos terão duração de 12 meses e contarão com suporte tecnológico da RNP, além de bolsas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os desafios abordados pelos GTs estão a interoperabilidade entre sistemas de autenticação, a definição de requisitos para ciberinfraestruturas brasileiras e a análise de soluções internacionais como CILogon e MyAccessID.
As inscrições podem ser feitas até 23 de março de 2025, por meio do formulário disponível neste link. Para esclarecer dúvidas, será realizada uma webconferência pública no dia 14 de março de 2025, às 9h (GMT-3), no Conferência Web da RNP.
Acesse a chamada e saiba mais sobre como participar desta iniciativa que fortalecerá a colaboração em e-ciência no Brasil.