RNP e UFES promovem evento dedicado à Ciência Aberta 

novembro 4, 2026
Home 9 Noticias 9 RNP e UFES promovem evento dedicado à Ciência Aberta 

A RNP, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou entre os dias 21 e 23 de outubro, em Vitória, um evento dedicado à Ciência Aberta, movimento mundial que busca ampliar o acesso ao conhecimento científico e incentivar o compartilhamento de pesquisas e dados. A iniciativa reuniu pesquisadores, gestores acadêmicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa para trocar experiências e discutir desafios relacionados ao tema. 

Durante o encontro, foi realizada a primeira edição do Fórum UFES de Ciência Aberta. Na ocasião, a gerente de e-Ciência da RNP, Débora Reis, apresentou a Rede de e-Ciência e suas contribuições para apoiar pesquisadores que trabalham com grandes volumes de dados científicos. Já a coordenadora de P&D da RNP, Carolina Felicíssimo, participou de uma mesa sobre o papel das ações institucionais na promoção da Ciência Aberta e moderou uma sessão dedicada ao tema. 

“A RNP atua na promoção da Ciência Aberta em nível nacional desde 2017, quando iniciou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para investigar práticas de acesso aberto a dados de pesquisa no Brasil. Desde então, os repositórios institucionais de dados de pesquisa têm despertado o interesse da comunidade, e a RNP tem desempenhado um papel fundamental nesse processo”, explica Carolina. 

A programação também incluiu uma reunião com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, do Ponto de Presença da RNP no Espírito Santo (PoP-ES) e do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Análise e Tratamento Avançado de Dados (NuPIDATA) da universidade. O encontro teve como foco a consolidação das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto da Rede e-Ciência e a discussão de perspectivas para sua continuidade, fortalecendo a articulação entre as instituições. 

Como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) Repositórios de Dados de Pesquisa da Rede de e-Ciência da RNP, que busca transferir conhecimentos desenvolvidos na UFG para outras instituições interessadas em uso de repositórios de dados de pesquisa, a pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora acadêmica do GT, profa. Dra. Laura Rezende, apresentou um diagnóstico sobre o grau de maturidade em governança e gestão de dados científicos em repositórios digitais das instituições de ciência e tecnologia da Rede de e-Ciência da RNP. 

Pesquisadores da UFG e da UFES também compartilharam suas pesquisas e perspectivas sobre a Ciência Aberta, abordando aspectos relacionados à organização, à gestão e ao compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios digitais. 

A experiência resultou em avanços na promoção de ações de Ciência Aberta da UFES. A partir do trabalho desenvolvido com a RNP, foi decidido o lançamento de um repositório institucional de dados de pesquisa, que complementará o repositório de publicações científicas da universidade. Com isso, publicações e seus dados relacionados poderão ser disponibilizados, ampliando as possibilidades de compartilhamento de resultados científicos, além de contribuir para uma avaliação mais criteriosa por outros pesquisadores.