Amapá recebe primeiro Ponto de Troca de Tráfego para melhorar a qualidade da internet

março 24, 2025
Home 9 Conectividade 9 Amapá recebe primeiro Ponto de Troca de Tráfego para melhorar a qualidade da internet

Infraestrutura está sendo implementada no Ponto de Presença da RNP no estado.

O Amapá está se encaminhando para ter acesso à internet com mais qualidade e com maior velocidade. Na sexta-feira (14), foi dado o início à implantação do primeiro Ponto de Troca de Tráfego (PTT) do estado, que trará benefícios diretos para provedores de internet (ISPs), empresas, universidades, órgãos públicos e toda a população. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a RNP, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Governo do Estado do Amapá. 

Um Ponto de Troca de Tráfego é uma infraestrutura que possibilita a interconexão direta entre redes de diferentes provedores de internet, empresas, universidades e diversas outras instituições. O objetivo principal é melhorar a eficiência da troca de dados, reduzindo a dependência de intermediários e ao mesmo tempo melhorando a qualidade da conexão. Com a implantação desse ponto, o Amapá deixa de ser a única unidade da federação que não possuía uma infraestrutura do tipo.

“Antes os serviços online precisavam usar um provedor de internet local, que por sua vez trocava tráfego em um ponto fora do estado, para só então acessar a informação no Amapá e retornar ao usuário. Isso gerava um tempo grande de resposta e, muitas vezes, impossibilidade de acesso”, relata Cirilo Simões Filho, presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) do governo do Amapá.

O PTT do estado fica no Ponto de Presença da RNP no Amapá (PoP-AP) na Unifap. Além da população, a comunidade acadêmica também verá inúmeros benefícios, já que contará com melhor acesso à rede Ipê, principal infraestrutura do país para conectar universidades e outras instituições de ensino e pesquisa, além da conexão de alta velocidade do Programa Norte Conectado. 

“O PTT no Amapá melhora a qualidade da internet ao reduzir a latência, tornando a conexão mais rápida e estável. Ele também diminui os custos para provedores locais, pois permite a troca direta de tráfego sem precisar passar por outras cidades. Além disso, facilita o acesso a plataformas como YouTube, Netflix e Facebook, melhora a segurança e privacidade dos dados e impulsiona o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado”, explica Alipio Jr, coordenador-geral do PoP-AP. 

A infraestrutura era uma demanda dos provedores de internet, empresas e instituições acadêmicas da região, que buscavam aprimorar a conectividade na região. As melhorias trarão impacto em setores como comércio e serviços públicos, que dependem cada vez mais da conectividade para oferecer atendimento ágil e digitalizado. Empresas contarão com maior estabilidade de internet, o que pode gerar mais oportunidades no comércio digital, impulsionando negócios. Pequenos empreendedores podem ter mais facilidades ao usar plataformas de vendas online, pagamentos digitais e serviços em nuvem, fortalecendo a economia digital no Amapá. 

Para o setor público, o PTT deve ajudar na modernização de serviços governamentais, melhorando a oferta de atendimentos remotos e outras plataformas. Emissão de documentos, agendamentos online e mesmo a comunicação entre os órgãos pode se tornar mais eficiente, trazendo ganhos para toda a população da região.