Cefet-RJ lança plataforma para conserto de equipamentos hospitalares

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A fim de atender a uma demanda tecnológica para combater a pandemia, um grupo de professores e pesquisadores do Cefet-RJ, no campus Nova Iguaçu, desenvolveu um aplicativo de celular para auxiliar unidades de saúde na logística de manutenção de equipamentos hospitalares. O SOSTecSaúde é coordenado pelos professores Fabrício Lopes e Guilherme Campos, e funciona como uma ponte, conectando unidades de saúde da rede pública e privada a empresas e técnicos de manutenção.

Atualmente, o app está em uso em 37 hospitais do estado do Rio de Janeiro e já possui cerca de 300 equipamentos para serem reparados, de ventiladores até monitores. Para garantir maior segurança e disponibilidade à solução, o Cefet-RJ solicitou o apoio da RNP para recursos computacionais em nuvem durante o período da pandemia.

Como funciona?

Segundo o Cefet-RJ, a unidade de saúde faz o cadastro do equipamento, com nome, fabricante, modelo, número de série, defeito, e o mesmo é alocado em um banco de dados de equipamentos a serem reparados.

Do outro lado, a unidade de manutenção credenciada visualiza todos os equipamentos que necessitam de reparo. Se a unidade de manutenção tem interesse, ela assume a manutenção daquele equipamento clicando no botão “quero consertar”.

Após a demonstração de interesse, a unidade de saúde proprietária do equipamento recebe uma notificação para que aceite ou não aquela unidade de manutenção para o reparo do equipamento. Caso a unidade de saúde queira, clica em aceitar.

“Desta forma, a partir desse passo, as duas pontas passam a estar conectadas e devem estabelecer os contatos entre si para a efetivação dos reparos”, explica o professor do Cefet-RJ Guilherme Campos, coordenador do projeto.

Informações em tempo real

A equipe do campus de Nova Iguaçu percebeu que podia atender a uma demanda tecnológica com o objetivo de ajudar a reduzir o número elevado de equipamentos médico-hospitalares que estão fora de operação e que são primordiais nesse momento.

A atualização mais relevante foi a implementação do acompanhamento (status), em que as unidades de saúde e de manutenção podem verificar em que fase está o equipamento que necessita do reparo.

Segundo Guilherme Campos, a apresentação da situação de manutenção daquele equipamento permite o acompanhamento por parte da unidade de saúde, facilitando o planejamento estratégico para disponibilização de leitos, e também permite que a unidade tenha informação em tempo real sobre seus equipamentos. Por parte das unidades de manutenção, o acompanhamento possibilita a detecção de gargalos como indisponibilidade de peças ou problemas logísticos.

Entre em contato

O app SOSTecSaúde está disponível para download no Google Play.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail tecnologiasxcovid19@gmail.com.

Fonte: Cefet-RJ, com informações da RNP.