Chamada de trabalhos para o Programa de Gestão de Identidades (PGId) 2025 está aberta

abril 22, 2025
Home 9 Noticias 9 Chamada de trabalhos para o Programa de Gestão de Identidades (PGId) 2025 está aberta

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) convida especialistas, gestores e profissionais de TIC das instituições usuárias a submeterem propostas para o Programa de Gestão de Identidades (PGId) 2025. A chamada de trabalhos está aberta até o dia 12 de maio e visa fortalecer o ecossistema de gestão de identidades e governança de acesso no âmbito da comunidade acadêmica e científica brasileira.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras, práticas e escaláveis voltadas à gestão de identidades digitais, alinhadas às necessidades das instituições participantes da RNP. Os trabalhos selecionados integrarão o ciclo 2025 do programa e contarão com acompanhamento técnico da RNP, além de oportunidades de colaboração com outras organizações da rede.

As propostas devem abordar temas como:

  • Integração e interoperabilidade entre sistemas de identidade;
  • Melhoria da experiência do usuário em ambientes federados;
  • Automação de processos de provisionamento e desprovisionamento;
  • Aplicação de boas práticas de segurança e privacidade;
  • Uso de tecnologias emergentes, como autenticação biométrica e identidades auto-soberanas (SSI).

Os projetos selecionados poderão servir como referência para outras instituições da comunidade, contribuindo para a consolidação de um ambiente digital mais seguro, eficiente e colaborativo.

Como participar

Os interessados devem acessar a página oficial da chamada, disponível aqui, onde constam o edital completo, cronograma e instruções para envio das propostas.

O PGId é uma das ações estratégicas da RNP para promover a transformação digital no ensino superior e na pesquisa no Brasil, consolidando práticas que garantam a confiança e a integridade das interações digitais entre pessoas, instituições e serviços.