A chamada do edital de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP 2020, lançada no dia 17/3 e encerrada em 3/5, recebeu, ao todo, 48 propostas. Estas propostas serão analisadas e avaliadas ao longo do mês de junho e julho aonde serão selecionados os próximos grupos de trabalho de fase 1 para o próximo ciclo do Programa de P&D Serviços Avançados. Com a extensão do prazo de submissão para este edital, o novo início dos projetos está previsto para 1º/9.
As propostas estão distribuídas nos seguintes temas: 16 em TICs aplicadas na Educação, 12 em Infraestruturas e Aplicações para Campi Inteligentes, dez em TICs aplicadas na Saúde, 4 em Monitoramento de Redes, três em Gestão de Identidade e três em Cibersegurança.
Quanto à distribuição geográfica levando em conta as regiões do país, foram 19 do Nordeste (39,58%), 16 do Sudeste (33.33%), nove do Sul (18.75%), três do Centro-Oeste (6.25%) e uma do Norte (2.08%). Os estados com mais submissões foram Pernambuco, com seis, e Espírito Santo, Paraná e São Paulo, com cinco cada, totalizando para esses quatro estados 21 propostas (44%).
Vale destacar que das 48 propostas, 27 (56%) têm parceria com startups e que a divulgação, via Relacionamento (Dari), junto aos Institutos Federais teve como resultado o recebimento de sete propostas.