A chamada para conectar 16 mil postos de saúde à internet em todo o país está chegando à fase final e já foi iniciado o processo de contratação de 901 Unidades de Saúde da Família na região Sudeste. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), liberou os termos de adesão ao primeiro bloco da chamada, e os fornecedores – provedores de internet e operadoras de telecomunicações – contatados para dar início à implantação
A iniciativa é parte da Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde e foi articulada pela Rede Conectada MCTIC, coordenada pela Secretaria de Telecomunicações, como medida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Juntos, MS e MCTIC irão viabilizar a conectividade de 16.202 unidades de saúde, de várias partes do país, que ainda não têm acesso à internet. Atualmente, o Brasil possui 42 mil postos de saúde.
A chamada de qualificação para a contratação do serviço teve início no dia 6/4 e o trabalho deve ser concluído até o fim de abril. Nesta segunda-feira (13/4), foi concluída a homologação de propostas para o Centro-oeste e Sul pelo MS/Datasus e, até amanhã será também iniciada essa contratação. A submissão de propostas das Unidades de Saúde da Família das regiões Norte e Nordeste, com término às 23h59 de amanhã, dia 14 de abril.
Para mais informações, acesse a chamada no site da RNP.
Fonte: MCTIC, com informações da RNP.