Conferência Web passa a ser adotado por professores e alunos para atividades acadêmicas

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Em agosto deste ano, o uso do serviço de videocolaboração da RNP, o Conferência Web, obteve um crescimento de 1200% em relação ao mesmo mês do ano passado, passando de 25 mil para 300 mil usuários, e esse número continua a aumentar todos os dias de setembro, chegando a picos diários de mais de 12 mil usuários simultâneos. 

O motivo, além do incremento do uso das TIC durante a pandemia, é a retomada das aulas, uma vez que muitas instituições de ensino superior estão retornando às suas atividades acadêmicas e seus alunos estão experimentando o uso do Conferência Web pela primeira vez. O serviço também está integrado ao Moodle, sistema muito utilizado para o ensino a distância.

Segundo um levantamento feito pelo FORTI, Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Institutos Federais, no momento o uso de serviços para educação está concentrado em 70% no Google Meet (ferramenta mais simples recomendada para aulas da graduação, ensino básico e fundamental), 20% no Conferência Web e 7.7% no Microsoft Teams. 

De acordo com o diretor-adjunto de Gestão de Serviços, Luiz Coelho, a adoção do Conferência Web para atividades acadêmicas e administrativas é extremamente vantajosa para as instituições. “Somente em 2020, isso já gerou um Custo Total Evitado de até R$ 9 milhões, valor que seria desembolsado caso o Sistema RNP tivesse que contratar uma oferta comercial”, explicou o gestor.

Reunimos abaixo as principais dúvidas recebidas de usuários. Confira se alguma delas também é a sua!
 

Qual é a capacidade máxima de pessoas por sala?

Para apenas um usuário como apresentador, com câmera aberta, fazendo compartilhamento de tela e apresentação, e todos demais participantes como ouvintes, com microfone e webcam desabilitados, o serviço comporta até 75 usuários. Se todos os participantes utilizarem todos os recursos (áudio, câmera, compartilhamento de conteúdo), esse número diminui para 12 usuários.

Por isso, é importante permitir o uso de microfone e webcam para apenas os que estão à frente do evento, para que se tenha uma melhor experiência de uso.

Se você for realizar um webinar que ultrapasse o número máximo de 75 usuários, recomendamos que acione o recurso de Transmitir sessão, que utiliza os serviços de streaming como o Video@RNP ou Youtube.

Posso gravar as minhas reuniões?

Sim, desde que o usuário tenha permissão institucional de gravação e, quando ele estiver na sala, seja promovido a moderador. O moderador é quem é responsável pela política de convidados e quem controla a liberação dos acessos de áudio e vídeo. 

O moderador pode autorizar o acesso às salas de reunião, remover usuários da sala, configurar os recursos disponíveis, definir quem será o apresentador e também eleger outros moderadores, além de modificar e aplicar layouts customizados. Por isso, recomendamos que os moderadores participem ativamente desse processo para garantir o sucesso do evento.

As gravações ficam disponíveis para download por 90 dias, após isso elas são excluídas automaticamente.

Tento entrar na sala e não consigo. O que fazer?

Uma vez que a sala de reunião foi iniciada, é possível acessá-la por um link, geralmente enviado por convite, ou navegando pelas comunidades. Os usuários que são membros de comunidades conseguem acessar as reuniões automaticamente. 

Já no caso dos usuários que são convidados, ou seja, que não fazem parte de nenhuma comunidade, o acesso precisa ser liberado pelo moderador da sala. Se a sala que você estiver tentando acessar é privada, ainda é preciso digitar uma chave de acesso.

Meu áudio não está funcionando. O que eu posso fazer?

Antes de entrar em uma sala de reunião, é necessário fazer um teste de áudio. Se precisar falar, habilite seu microfone. Se for participar como ouvinte, selecione “Somente ouvir”. Caso o seu áudio falhe durante uma reunião, recomendamos que deixe a sala e entre novamente, para realizar esse mesmo teste de áudio.

Ainda tem dúvidas?

Confira mais informações sobre o uso do serviço na Central de Ajuda do Conferência Web, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/. 

Caso precise de apoio, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos nossos canais de atendimento.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 

E-mail: atendimento@rnp.br