A RNP anuncia os quatro Grupos de Trabalho (GTs) selecionados na segunda chamada pública de Pesquisa e Desenvolvimento em Blockchain do Projeto ILIADA.
Os GTs aprovados irão desenvolver aplicações baseadas na tecnologia blockchain ao longo de 9 meses, com início da execução em março de 2025.
Confira:
GT-CarbonID – Plataforma de Tokenização de Créditos de Carbono
Coordenador: Leobino Nascimento Sampaio (UFBA)
Objetivo: Construir um ambiente para armazenamento de dados rastreáveis, multi-inquilino (multi-tenant3) a partir da combinação de tecnologias avançadas, incluindo blockchain, armazenamento descentralizado e Identidade Digital Descentralizada (IDD).
GT-ChainGuard: Proposta de desenvolvimento de cadeia de custódia de vestígios digitais utilizando a infraestrutura de blockchain
Coordenador: Renato Torres (UFPA)
Objetivo: Implementar uma rede blockchain para registro da cadeia de custódia de evidências digitais, de forma segura e imutável, garantindo a preservação de evidências digitais forenses e mitigando a anulação e inadmissibilidade de provas digitais em processos judiciais.
GT-Smart AgroRAF: Smart Contracts para Rastreamento da Agricultura Familiar
Coordenador: Rodrigo Brandão Mansilha (UNIPAMPA)
Objetivo: Desenvolver uma solução de rastreamento de produtos da agricultura familiar baseada em blockchains e tokens em acordo com a INC 02/2018 para o Proraf (Programa de Rastreabilidade da Agricultura Familiar).
SWARM – Self-sovereign Wi-Fi Authentication Roaming
Coordenadora: Carla Merkle Westphall (UFSC)
Objetivo: Construção de um serviço de autenticação com identidades auto-soberanas para roaming WiFi. A abordagem para a solução será a integração de novos métodos de autenticação aos padrões de autenticação de facto de redes WiFi.