CPQD formaliza adesão ao Sistema RNP e amplia colaboração científica e tecnológica

Home 9 Comunidades 9 CPQD formaliza adesão ao Sistema RNP e amplia colaboração científica e tecnológica

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) consolidou a adesão ao Sistema RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), reforçando a parceria estratégica de longa data entre as instituições e o compromisso do CPQD em fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no país.

Com a formalização, o CPQD passa a integrar o amplo ecossistema de educação, pesquisa e inovação no Brasil, o que facilita a colaboração nacional e internacional em iniciativas estratégicas como conectividade, 5G, blockchain e segurança cibernética.

Segundo o diretor de Estratégia e Mentoria de Negócios do CPQD, Alberto Paradisi, a parceria com a RNP já conta com projetos significativos no âmbito dos Programas Prioritários de Informática, incluindo a coexecução de iniciativas voltadas a novas tecnologias.

“O Sistema RNP nos conecta a um ecossistema único de pesquisa e desenvolvimento, potencializando colaborações com universidades e grupos técnicos. Além disso, o acesso às bibliotecas científicas e a conteúdos técnico-educacionais vai enriquecer a bagagem técnica das nossas equipes e fortalecer nossa atuação conjunta em projetos estratégicos”, afirmou Paradisi.

Entre os destaques da colaboração estão o Projeto Ilíada, sobre aplicações em blockchain, e e o OpenRAN@Brasil, sobre avanços em conectividade e inovação 5G.

“Com o propósito de fortalecer o ecossistema de blockchain no Brasil, o Projeto Ilíada visa impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras em setores ainda pouco explorados, como saúde, educação, administração pública e defesa. Além disso, a iniciativa promoverá a criação de um observatório de blockchain e um laboratório para experimentação, ampliando as possibilidades de aplicação e adoção da tecnologia no país”, destaca Leandro Ciuffo, diretor-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP.

“Os resultados do OpenRAN@Brasil refletem um planejamento sólido e conquistas importantes na evolução de redes abertas e desagregadas no país. Com o sucesso na disponibilização de um testbed pela Fase 1 e os avanços tanto no desenvolvimento de uma unidade de Rádio 5G nacional quanto na criação de aplicações inteligentes na Fase 2, a recente aprovação da Fase 3 pelo MCTI visa expandir a infraestrutura de experimentação para todas as regiões do país”, afirma Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP.

A transferência da unidade de Campinas da RNP para o Parque Tecnológico do CPQD é outra iniciativa prevista que deve intensificar a convivência e a troca de conhecimento entre as instituições.

Paradisi destaca que o CPQD e a RNP já têm cerca de R$ 120 milhões em projetos em andamento, em fase inicial ou de conclusão. A ideia é gerar mais e novas oportunidades, para consolidar a parceria e ampliar o impacto da colaboração no cenário nacional.