O bloco Mercosul aprovou a criação da Fundação Escola Virtual do Mercosul, entidade sem fins lucrativos sediada no Uruguai e composta por associações de instituições públicas e privadas dos países do bloco. A fundação dará forma jurídica à Escola Virtual do Mercosul (EVM), plataforma integradora de uma rede de instituições voltada à formação de profissionais para a consolidação da sociedade da informação e desenvolvimento da economia digital.
A EVM oferece formação bilíngue, com cursos, workshops, palestras, fóruns, biblioteca, mediateca, eventos e comunidades de prática, além de fornecer acesso à gestão dos cursos online, desenvolvimento ou adequação de conteúdos. A plataforma também oferece gestão integral de comunidades profissionais de prática, disponibilidade da plataforma e suporte técnico para a geração de conteúdos, apresentações, atividades informativas ou grupos de trabalho.
A EVM ainda apoia o ensino e formação de formadores, dá suporte técnico a docentes e demais usuários, oferece acesso à localização e virtualização de conteúdos, ajuda a gestão de comunidades de prática, realiza o controle da qualidade dos conteúdos e da docência e oferece difusão através da comunidade de usuários.
A Escola Virtual do Mercosul é um importante resultado do projeto Mercosul Digital, cuja unidade de gestão encontra-se na RNP. O projeto é uma iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul. Instituições interessadas em se associar à Fundação Escola Virtual devem entrar em contato com a direção do projeto Mercosul Digital, pelo e-mail: mercosuldigital-ug@rnp.br. Outras informações podem ser adquiridas em www.mercosuldigital.org.