A RNP participou, no dia 13/11, do Seminário Internacional Sobre Acessibilidade promovido pela Fundação Dorina Nowill, em São Paulo. O evento reuniu especialistas e organizações para discutir práticas e inovações no campo da acessibilidade.
Aproveitando a mobilização pelo encontro, no dia 14/11, uma reunião de integração foi realizada entre as equipes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), RNP, Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NESs/UFAL) e a associação europeia EDRLab, com o objetivo foi debater e apresentar os avanços relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático Digital PNLD Digital (Programa Nacional do Livro Didático), programa que busca modernizar a produção e a distribuição de materiais didáticos no Brasil.
Segundo Roosevelt Benvindo, gerente de soluções da RNP e responsável pela cooperação com o FNDE, a participação no evento internacional foi essencial para entender como outros países estão progredindo no tema da acessibilidade. “Por outro lado, a reunião técnica com os representantes do FNDE, UFAL e RNP, juntamente com a EDRLab, foi fundamental para avaliarmos a estratégia de implementação do PNLD Digital e os próximos passos do programa”, destacou.
Alan Pedro, diretor do NEES/UFAL, também ressaltou a relevância do encontro. “Foram dois dias em que pudemos conhecer a implementação do livro digital acessível em vários países da América Latina, tais como México, Uruguai e Argentina. A partir dessa troca de experiência, pudemos fazer um alinhamento técnico com a EDRLab, RNP e FNDE a fim de tornar o Livro Digital Acessível do PNLD ainda mais robusto e exemplo para o mundo.”