No dia 11/2, foi ativado o enlace da Rede Metropolitana de Castanhal, município do interior do Pará. O anel ótico compreende um circuito de 100 Mb/s e atenderá à comunidade local. A rede possui 35 km de extensão e foi inaugurada em fevereiro de 2014.
Com a ativação, docentes e discentes do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará, instituição líder do consórcio responsável pela manutenção da rede, poderão usufruir de uma transmissão de dados com mais qualidade e rapidez, antes prejudicada por problemas de conexão.
A Redecomep Castanhal está conectada com outras três redes metropolitanas no interior do Pará, nos municípios de Altamira, Marabá e Santarém, e também com a MetroBel, em Belém. Todas as quatro redes estão interligadas à rede Ipê e são atendidas pela Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa), que gerencia o programa Navegapará, de inclusão digital do Governo do Estado do Pará.
O Navegapará disponibiliza acesso gratuito à internet para milhões de paraenses e tem como meta levar fibra óptica para todas as regiões do estado.