O Programa Hackers do Bem, uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e em parceria com a Softex e o Senai-SP, selecionou quatro novos Grupos de Trabalho (GTs) para desenvolver soluções inovadoras para a formação em cibersegurança.
Os projetos selecionados abrangem desde simulações práticas até plataformas de aprendizado gamificadas e têm o objetivo de criar ambientes de ensino a serem aplicados nos Pontos de Presença (PoPs) da RNP, proporcionando aos alunos uma experiência mais dinâmica e realista durante a etapa da Residência Tecnológica.
Com essa iniciativa, o Hackers do Bem busca oferecer uma formação de alto nível, preparando os participantes para responderem a incidentes em cenários de cibersegurança reais.
Projetos selecionados:
De um total de 22 propostas recebidas, 4 projetos foram aprovados. Confira os GTs selecionados e suas propostas:
- GT-LFI (Learn From Incidents) – Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani – Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Este projeto aposta em um sistema de ensino-aprendizagem que utiliza a gamificação e a classificação de incidentes reais de cibersegurança para criar um ambiente dinâmico e prático de aprendizado.
- GT-CASTLE: Ambiente de Aprendizagem para Avaliação, Simulação e Treinamento em Cibersegurança – Coordenador: Prof. Dr. André Ricardo Abed Grégio – Universidade Federal do Paraná (UFPR): Proporciona um espaço simulado para treinamento em incidentes de cibersegurança, combinando simulação prática com mecanismos de avaliação e feedback.
- GT-IR: We Got Hacked – Coordenador: Prof. Dr. Luciano Ignaczak – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS): Trata-se de um simulador de incidentes de cibersegurança, que prepara os participantes para responder a ameaças reais, promovendo aprendizado focado em resposta a incidentes.
- GT ViTuRi – Vídeobot Tutor Inteligente – Coordenadora: Profa. Dra. Danielle Rousy Dias Ricarte – Universidade Federal da Paraíba (UFPB): Um videobot tutor voltado para a formação interativa dos participantes, com foco em auxiliar na compreensão prática dos desafios de cibersegurança.
A chamada para projetos no Hackers do Bem segue quatro eixos centrais para fortalecer a formação em cibersegurança. A criação de plataformas de desafios, como as competições Capture the Flag (CTF) e simulações, a gamificação para auxiliar educadores na transmissão do conhecimento, aplicativos de código aberto, a fim de integrar teoria e prática de forma acessível, e uma plataforma digital colaborativa, onde os alunos co-criam conteúdos, promovendo o compartilhamento de informações em tempo real.