A Infovia 00, projeto-piloto do Programa Norte Conectado, que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), já se encontra operacional. A instalação dos equipamentos foi concluída em junho, e, em seguida, na primeira semana de julho, o Ibama concedeu a licença ambiental para a operação.
A infovia, implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), conecta as cidades de Macapá (AP) e Santarém (PA), com aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Alenquer, todos localizados às margens do Rio Amazonas. São 770 km de cabo de fibra óptica subfluvial, com capacidade para levar internet de alta velocidade a cerca de 1 milhão de habitantes da região.
A operação e a manutenção ficarão a cargo de um Operador Neutro na forma de um consórcio, que conta, atualmente, com seis (6) empresas – entre operadoras e provedores. O consórcio compartilhará essa infraestrutura, visando uma oferta abundante de serviços de telecomunicações à região.
Outras empresas poderão integrar o consórcio e fazer uso dessa infraestrutura. Em agosto, a RNP reabrirá o processo para novos participantes. “Espera-se que, com tantas empresas fazendo uso dessa infraestrutura óptica, a qualidade melhore significativamente, por ser fibra óptica, e os preços caiam também significativamente, por ter vários competidores ofertando serviços para a população da região”, afirmou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.
Infovia 01 está prevista para março de 2023
Após a entrada em operação da Infovia 00, a próxima a ser implantada é a Infovia 01, que liga Manaus a Santarém. Desta vez, a implantação está sendo feita pela empresa EAD – Seja Digital, com previsão de finalização em março de 2023.
A RNP, como membro do Comitê Gestor, foi convocada para estruturar o consórcio aberto para o Operador Neutro da nova infovia, a partir do modelo utilizado no projeto-piloto. O processo de qualificação de operadoras e provedores interessados em compartilhar a infraestrutura da Infovia 01 deverá ser lançado em agosto.
Para aprimorar esse modelo, a RNP submeteu à consulta pública o Termo de Referência que estabelece as condições para qualificação de operadoras e provedores potencialmente usuários da Infovia 01 (Manaus-Santarém).
A consulta pública foi aberta na última terça-feira (12) e vai até 29 de julho. O documento para chamar o mercado a dar suas contribuições pode ser acessado aqui.
Para auxiliar os interessados em apresentar sugestões, a RNP promoverá, ainda, um workshop virtual na terça-feira (19), das 10h às 12h, com transmissão pelo serviço de Conferência Web.