O professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ivan Moura Campos, e o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), professor Hartmut Richard Glaser, são os dois brasileiros que passaram a integrar o Hall da Fama da Internet em 2023, segundo o anúncio da Internet Society em cerimônia realizada no último dia 26/9.
Esta é a sétima turma de homenageados desde que o prêmio foi fundado, há onze anos. Hartmut Glaser e Ivan Moura Campos se juntam ao seleto grupo de brasileiros que integram o Hall da Fama da Internet, formado por Demi Getschko (2014), Tadao Takahashi (2017), Michael Stanton (2019), Liane Tarouco (2021) e Carlos Afonso (2021).
Em 2023, a premiação homenageou quem ajudou a expandir o alcance da internet, a reforçar a sua segurança e a aumentar a sua acessibilidade ao público e às comunidades com poucos recursos, em particular.
As contribuições da última turma de homenageados incluem: a criação de protocolos que permitiram a transferência eficaz e segura de dados pela internet; o desenvolvimento de infraestruturas comerciais que possam fornecer serviços de internet ao público em geral; a rede de países da América Central, da América Latina e do Caribe; e o avanço da inclusão digital entre comunidades carentes.
Sobre Ivan Moura Campos
Além de ter sido o primeiro coordenador do CGI.br, Moura Campos foi membro da diretoria da ICANN, e atuou no setor governamental como Diretor de Programas Especiais do CNPq; Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia; e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Cofundador da Akwan e da Hekima, Ivan é professor emérito de Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia – Los Angeles.
Em 2017, Campos recebeu da RNP a homenagem de construtor da internet por sua contribuição à rede acadêmica brasileira.
Sobre Hartmut Glaser
Bacharel em Física (1967) e Mestre em Engenharia Elétrica (1972) pela Universidade de São Paulo (USP), o professor Glaser – como é respeitosamente tratado – atua desde 1996 no Comitê Gestor da Internet no Brasil, além de ser diretor da Assessoria às Atividades ao CGI.br dentro do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br).
Professor de Física e de Eletrônica na USP entre 1968 e 2012, trabalhou em diversos órgãos relacionados à vida acadêmica, e foi diretor do Latin American Network Information Center (LANIC) de 2000 a 2018. Em agosto de 2015, foi condecorado pelo Itamaraty com a Ordem de Rio Branco no Grau de Comendador, em agosto de 2021 recebeu do Ministério da Defesa a Ordem do Mérito da Defesa, e em outubro de 2022, o Prêmio Trajetória, do LACNIC – Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe.
Sobre o Hall da Fama da Internet
Fundado em 2012, o Internet Hall of Fame é um programa de premiação contínuo estabelecido pela Internet Society para reconhecer um grupo distinto e seleto de líderes e luminares que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento e avanço da Internet aberta global. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em http://www.internethalloffame.org/.
Fonte: CGI.Br, com informações da RNP.