A RNP recebeu a visita técnica da ouvidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paula Montandon, que compartilhou as melhores práticas adotadas pelo órgão, promovendo uma troca de conhecimentos e estratégias com a equipe da Ouvidoria da RNP.
A reunião, realizada no dia 29/5 na sede da RNP no Rio de Janeiro, teve como principal objetivo a realização de benchmarking, de modo a promover o alinhamento com as boas práticas ministeriais e a discussão sobre oportunidades de melhorias nas demandas para a RNP.
Segundo o analista de Ouvidoria da RNP Felipe Sodré, um dos principais tópicos discutidos foi a implementação de um novo fluxo para os pedidos de informação recebidos pela RNP, pela ferramenta e-SIC do governo federal.
De acordo com o analista, essa mudança visa facilitar a interação entre a RNP e os demandantes, além de permitir a ampliação dos prazos de tratamento das solicitações.
“Com o novo processo, o MCTI orientará os demandantes a entrarem em contato diretamente com a ouvidoria da RNP”, informa.
Já a RNP apresentou ao MCTI os procedimentos e os números alcançados pela Ouvidoria da organização nos primeiros três meses de funcionamento. Ao todo, já são mais de 50 demandas tratadas, entre reclamações, elogios e solicitações de informação e providências.
A visita técnica destacou a importância da colaboração entre as ouvidorias para aprimorar os processos internos e garantir um atendimento mais eficiente e transparente aos demandantes”, conclui Sodré.
Já a ouvidora Paula Montandon elogiou a Ouvidoria da RNP e os processos de trabalho desenhados.
“Ressalto que a RNP é pioneira, entre as Organizações Sociais do MCTI, na criação de uma Ouvidoria própria, com o intuito da abertura ao diálogo com a sociedade e da melhoria dos serviços prestados”, declarou a gestora.