Como se adaptar à Era da Inteligência Artificial? Cristiano Kruel mostra os caminhos no Fórum RNP 2025

julho 17, 2025
Home 9 Eventos 9 Como se adaptar à Era da Inteligência Artificial? Cristiano Kruel mostra os caminhos no Fórum RNP 2025

O evento, de 15 a 18 de setembro em Brasília, receberá diretor de TI da Startse, que defende humildade e aprendizado contínuo diante da nova tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) revirou o mundo, mudando comportamentos e padrões em torno do uso da tecnologia em diversos campos da vida e do trabalho. No entanto, a ferramenta é cercada de mitos, interpretações e resistências. Para o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da StartSe, Cristiano Kruel – um dos keynotesdo Fórum RNP 2025, que será realizado de 15 a 18 de setembro, em Brasília –, é hora de abandonar certezas sobre a tecnologia e adotar uma postura de “humildade corajosa” diante do tema.

“Não existe a IA, mas as IAs. Estamos todos aprendendo. Não confio muito em quem acha que já sabe tudo sobre isso”, afirma Kruel, em entrevista à RNP.

Com um título provocativo “Tudo o que eu entendia sobre IA estava errado!”, o executivo pretende debater no Fórum como a Inteligência Artificial pode transformar instituições de ensino, pesquisa e inovação, desde que usada de forma estratégica, com protagonismo das lideranças e com maior reflexão dos usuários. “A IA representa hoje a maior convergência tecnológica da minha história. Para quem sabe separar a fumaça do fogo, ela ainda está subestimada. O trem nem chegou”, avalia.

Kruel tem uma trajetória marcada pela conexão entre inovação e educação. Atuou em grandes corporações, startups e projetos sociais, como o JA Startup, voltado à formação empreendedora de adolescentes. Foi também um dos responsáveis pela criação de programas de inovação na StartSe. “Aprendi que inovar é essencialmente aprender o que os outros ainda não aprenderam. É a ciência do aprendizado”, afirma.

Para ele, universidades e centros de pesquisa ainda tratam a IA como um tema distante ou apenas técnico: “As questões técnicas estão avançando. O que está lento é o entendimento de líderes sobre seu próprio baixo letramento digital. IA não é problema de TI – é um desafio de cultura e visão”, pontua. Kruel cita como exemplo os prêmios Nobel de 2024, concedidos a cientistas da área de IA, para defender que, em breve, dominar essas tecnologias será como saber ler, escrever ou usar uma calculadora: uma habilidade básica e universal.

Autor do livro Organizações Infinitas, Kruel também propõe uma revisão profunda dos modelos institucionais. Segundo ele, organizações públicas e acadêmicas precisam se redesenhar continuamente, sem perder de vista seus propósitos: “Algumas universidades e instituições ainda vivem um ‘transe antropomorfista’, em que homens e máquinas são vistos como rivais. É um equívoco. Tecnologia é criação humana e deve ser tratada como uma extensão nossa, não como ameaça.”

Sobre sua participação no Fórum RNP, o executivo diz estar entusiasmado com a troca de ideias. “Apesar da palestra e de gostar de falar minhas ideias, espero, na verdade, aprender muito com minha participação no evento”, revela.

Fórum RNP está com inscrições abertas

O Fórum RNP reúne especialistas em redes de internet, telecomunicações, inovação digital, ciência de dados, educação conectada e políticas públicas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste ano, a programação inclui debates sobre segurança cibernética, inteligência artificial, infraestrutura digital e tendências em colaboração científica.

Com formato híbrido, o Fórum terá atividades presenciais em Brasília e transmissão online e gratuita.

As inscrições podem ser feitas AQUI!