Empresa oferece solução para a gestão e preservação de acervos acadêmicos digitais 

julho 29, 2025
Home 9 Noticias 9 Empresa oferece solução para a gestão e preservação de acervos acadêmicos digitais 

Fundada em 2019 com o apoio da RNP, a LedgerTec já emitiu mais de 360 mil diplomas eletrônicos 

Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no início de 2025 determinou que todos os diplomas de graduação emitidos no país passem a ser exclusivamente digitais. A exigência, que entrou em vigor em julho, torna o documento impresso opcional, com valor apenas simbólico. A medida dá continuidade a uma política iniciada pelo MEC em 2018 para modernizar o processo de emissão desses documentos. Uma das empresas que ajudam a viabilizar essa transformação é a LedgerTec, fundada em 2019 com apoio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Desde então, a empresa atua na emissão de diplomas digitais integrada a tecnologias como blockchain, certificação digital e preservação de longo prazo. 

A iniciativa começou a ser concebida em 2017 dentro do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB). Em 2018, o projeto avançou e passou a integrar os grupos de trabalho da RNP. Surgiu então o Projeto GT‑RAP, que propunha uma nova aplicação para a tecnologia blockchain voltada à autenticação e preservação de documentos digitais. Com o suporte da RNP, o trabalho desenvolvido pelo Lavid/UFPB foi adaptado para atender às exigências técnicas e legais do diploma digital instituído pelo MEC, dando origem à LedgerTec. 

“A parceria permitiu validar as soluções da LedgerTec em ambientes críticos e regulados e ampliar o seu impacto no setor público. A empresa nasceu como startup para oferecer suporte ao Serviço de Emissão de Diplomas Digitais da RNP e, desde então, expandiu seu portfólio para oferecer soluções completas e integráveis de gestão documental, assinatura digital, NFTs, preservação digital e registro em blockchain, atuando também no desenvolvimento de iniciativas estratégicas como o Portal Nacional de Validação e Visualização de Diplomas do MEC”, explica o diretor-executivo da LedgerTec, Caio Almeida (na imagem, apresentando a solução no WRNP 2025). 

Atualmente, mais de 80 universidades e instituições de ensino e pesquisa utilizam as soluções da LedgerTec, que incluem emissão, registro, validação e preservação de diplomas digitais. Até o momento, a empresa já emitiu mais de 360 mil documentos. Chegar até esse ponto, no entanto, exigiu dos pesquisadores um esforço de adaptação para adequar a tecnologia aos padrões da comunidade acadêmica e, também, para ampliar o perfil da empresa. 

“Foi um grande desafio ir de uma desenvolvedora de software orientada a projetos para uma fornecedora de serviços tecnológicos recorrentes. Isso exigiu a criação de uma operação comercial estruturada, com processos de suporte, atendimento, precificação e relacionamento institucional, além da busca ativa por espaço no mercado, traduzindo soluções tecnológicas complexas em serviços com valor claro e acessível para diferentes públicos”, afirma Almeida. 

Além dos 360 mil diplomas já emitidos, a empresa também já registrou mais de 1,2 milhão de documentos em blockchain e contabiliza mais de 3,6 milhões de assinaturas digitais com certificação ICP-Brasil. Agora, a LedgerTec pretende se consolidar como uma solução completa para a gestão e preservação de acervos acadêmicos digitais, e ampliar sua atuação para outros setores. 

“A parceria com a RNP tem sido importante para validar e aplicar nossas soluções em larga escala. Queremos agora expandir o uso do serviço de gestão e preservação do acervo acadêmico digital para além do setor educacional, alcançando órgãos públicos estaduais e municipais e instituições privadas que demandem uma solução robusta para a gestão de documentos digitais sensíveis”, conclui o diretor-executivo da LedgerTec.