Diretor-geral da RNP foi agraciado durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação, em Maceió
O diretor-geral da RNP, Lisandro Zambenedetti Granville, recebeu o “Prêmio Newton Faller”, dado anualmente a membros da comunidade científica que se destacaram pelos serviços prestados à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A entrega da premiação foi durante o 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que termina nesta quinta-feira (24), em Maceió.
A honraria foi entregue pela presidente da SBC, Thais Batista, durante a cerimônia de abertura do tradicional evento da área de Ciência da Computação. “Temos a honra de atribuir esse prêmio em reconhecimento à sua atuação de destaque na área de Computação do país com extensa e profícua lista de contribuições à SBC”, disse Thais ao entregar a placa do prêmio a Granville.
“É uma honra receber esse reconhecimento da SBC. Espero que agora, nessa jornada à frente da direção da RNP, possa empreender cada vez mais esforços em prol da comunidade acadêmica, científica e profissional em computação no Brasil”, afirmou Granville.
Professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Granville assumiu a direção-geral da RNP em abril deste ano, depois de quase 30 anos de carreira na área de Computação como pesquisador e gestor. Foi presidente da SBC entre 2015 e 2020 e diretor do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC).
Granville é reconhecido principalmente por suas contribuições científicas em redes de computadores e por sua experiência em gestão estratégica e desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I). É autor de diversas publicações acadêmicas e recebeu prêmios internacionais, como o IEEE ComSoc Salah Aidarous. No CSBC, o diretor-geral da RNP participou também de um painel de debate com o tema “Os Grandes Desafios da Computação”, ao lado dos professores Silvio Lemos Meira (UFPE) e Virgílio Almeida (UFMG) e do presidente da Association for Computing Machinery (ACM), Yannis Ioannidis.