Nova marca da RNP: um novo ciclo merece uma nova narrativa e novos simbolismos
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa está de cara nova!
Um novo momento, uma nova marca. E o que não faltam são motivos para essa mudança acontecer em 2022: 30 anos da primeira rede de internet no Brasil, o início de um novo contrato de gestão assinado pela organização e a celebração dos 33 anos da RNP neste mês de setembro. Por isso, pela primeira vez desde sua criação, em 1989, a instituição passou por um processo de rebranding. O resultado foi apresentado para a comunidade de educação, pesquisa e inovação nesta quinta-feira (1°), no encerramento do Fórum RNP.
Toda a Diretoria Executiva se reuniu para mostrar a nova marca, que representa, ao mesmo tempo, o pioneirismo da RNP, responsável por trazer a internet para o Brasil, e seu papel como agente da evolução.
"Não é um rompimento com a história e os valores, mas reforçar e dar cores e formas novas a algo que está muito presente em nós. E continuar programando e reprogramando esse futuro. É uma oportunidade de a gente olhar para o que fez e gerenciar essa mudança, inaugurar novas narrativas", definiu Nelson Simões, diretor-geral da RNP.
Mergulhe com a gente no processo de criação da nova marca da RNP
Como o vídeo acima destaca, a RNP entendeu que estava na hora de olhar para dentro e traduzir melhor a sua essência.
“O que a RNP promove para milhões de brasileiros: conectividade ou conexão?”. Esta foi uma das questões que norteou nosso processo de rebranding. Uma pesquisa aprofundada com integrantes da comunidade acadêmica mostrou a percepção de que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa oferece conectividade, por meio de toda a sua infraestrutura de rede. Conectividade é, no entanto, o meio, a ferramenta, a tecnologia. É por meio dela que a RNP gera conexão, proximidade, contato entre pessoas, ideias e instituições.
Mas o que vem depois? O futuro começa todos os dias, e a RNP está pronta para a próxima revolução. A nova marca vem para traduzir essa evolução de forma simples, sem deixar de lado nossos 33 anos de trajetória.
Evoluir não significa romper uma história
Afinal, somente quem tem certeza do que é pode evoluir sem perder a essência
O processo criativo da nova marca levou em conta todos os elementos da anterior – cor, logotipo e símbolo – e buscou ressignificá-los, atualizá-los. O preto entra para indicar robustez e dialoga com o azul, agora mais aberto, mais ‘tech’. A tipografia fica mais limpa e contemporânea. Para simbolizar o eixo conceitual da conexão, foi incluída uma forma simples e universal. Isso deixa claro que a ideia não é romper, e sim evoluir.
Assim como o azul institucional ficou mais aberto, outras cores de apoio serão usadas para facilitar a adaptação da marca a novas aplicações. Cores mais luminosas e mais condizentes com o digital foram incluídas para representar esse dinamismo que precisamos hoje em tantos meios e canais.
A RNP tem muito apreço pela marca que acompanhou a trajetória da organização até hoje. Ela representa seus primeiros 33 anos. Se você ainda não conhece essa história, confira a entrevista realizada com o designer que criou a primeira marca da RNP.
Olhando para o futuro: sempre!
A chegada da nova marca é um passo importante para simbolizar o que a RNP faz de melhor: conectar, dialogar, compreender, colaborar, cocriar e, é claro, inovar. Saiba mais sobre esse novo olhar da RNP acompanhando essa evolução neste site e nas nossas redes sociais.