No dia 9 de julho, atendendo convite da Chefia de Educação e Cultura, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC/EMCFA), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou de uma apresentação no Ministério da Defesa (MD).
O encontro teve como objetivo apresentar o portfólio de serviços, soluções, capacitação e iniciativas da organização com foco em oportunidades estratégicas com as Forças Armadas, dentro do recorte de educação e pesquisa.
A comitiva da RNP foi composta pelo diretor de Serviços e Soluções, Antônio Carlos Fernandes Nunes, pelo diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, pelo diretor-adjunto de Relacionamentos Institucionais, Gorgônio Araújo, pelo Gerente de Soluções Roosevelt Benvindo e pela Assessora do Diretor-Geral, Pilar de Almeida.
Fizeram parte da audiência autoridades do MD, entre elas, o Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, vice-chefe da CHEC, o General de Divisão (R1) Eduardo Wolski, assessor na Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), e o Contra-Almirante (RM1) Jeferson Medeiros, assessor na CHEC. O evento contou, ainda, com a participação de gestores de diversas áreas do Ministério, além de representantes do Hospital das Forças Armadas (HFA), da Escola Superior de Defesa (ESD) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
Por ocasião da abertura dos trabalhos, o Almirante Jeferson destacou a relevância da RNP para o ecossistema de educação e pesquisa do País. Afirmou, ainda, que o propósito do encontro era dar visibilidade aos serviços e soluções que podem atender a demandas das Forças Armadas e buscar sinergias com as necessidades educacionais e culturais promovidas pela CHEC.
As apresentações foram conduzidas pelos diretores Antônio Carlos Fernandes Nunes e Eduardo Grizendi, e pelo gerente de Soluções Roosevelt Benvindo. Eles fizeram uma contextualização abrangente sobre o papel da RNP como rede acadêmica nacional, destacando o histórico da organização social, os pilares estruturantes do Sistema RNP e os objetivos estratégicos do Contrato de Gestão, que sustentam propostas de valor voltadas ao fortalecimento do ensino, da pesquisa e da inovação no País.
“O diálogo com os representantes do ministério possibilitou a identificação diversas oportunidades de interesse para o desenvolvimento de iniciativas estratégicas em ensino e pesquisa com impacto nos desafios de defesa”, relatou o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio.
Em sua apresentação, Roosevelt apresentou o histórico da cooperação entre a RNP e o Ministério da Defesa, enfatizando os resultados concretos e os benefícios gerados para instituições como o próprio MD, o Hospital das Forças Armadas (HFA) e a Escola Superior de Defesa (ESD). Finalizando, Grizendi abordou a dinâmica de negócios para a formalização de parcerias estratégicas, demostrando como a infraestrutura tecnológica e os serviços especializados da organização podem ser mobilizados para atender de forma eficaz às necessidades de conectividade, colaboração e transformação digital das instituições de ensino e pesquisa ligadas às Forças Armadas.
Nas palavras de encerramento do evento, o Almirante Alvarenga agradeceu aos representantes da RNP pelo tempo dedicado em compartilhar informações relevantes para o público presente, além das contribuições que vem sendo prestadas à ESD e ao HFA, bem como ao próprio MD, ao longo desses anos. Por fim, em sinal de reconhecimento foram entregues certificados de participação aos presentes.