RNP marca presença no Blockchain Rio com Projeto ILÍADA
Pelo terceiro ano consecutivo, a RNP marcou presença no evento BlockchainRio. O diretor-adjunto de e-Ciência, Leandro Ciuffo e o analista sênior Luiz Folly, apresentaram o painel “Financiamento Público: MCTI e o caso Ilíada”, na tarde do dia 25/7, no espaço BlockchainGOV do BNDES.
O painel apresentou o projeto, seus principais marcos e tecnologias que serão utilizadas. Além da chamada pública para Pesquisa e Desenvolvimento em componentes tecnológicos para evoluir a escalabilidade, segurança, facilidade de uso e funcionalidades de testbeds de redes blockchain (encerrada no dia 25/7), está prevista uma chamada para startups e grupos de pesquisa de universidades para P&D em aplicações em blockchain.
Ao final da exposição, os participantes puderam acessar um formulário para contribuir com a construção do Observatório Nacional de Blockchain, que será lançado no final de 2024, e pretende mapear e reunir iniciativas da área acadêmica, empresarial, governo e educação. O formulário ainda está disponível para contribuição e pode ser acessado nesse link.
Com investimento de R$ 23 milhões, a iniciativa é uma parceria entre a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). O projeto foi apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito do PPI-SOFTEX, coordenado pela Softex. A meta é criar um laboratório que realizará estudos sobre o uso de blockchain e como a tecnologia pode ser aplicada no contexto brasileiro.