RNP participa com estande, painéis e apresentações no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Realizado entre os dias 8 e 11/10, em Belo Horizonte, o XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS’24), organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), reuniu toda a comunidade de saúde digital para debater temas relevantes e pensar nas estratégias que garantirão um futuro com acesso à saúde para todos os brasileiros.
A RNP participou ativamente do evento, tanto na área de expositores com um estande quanto na programação, moderando, debatendo em painéis e apresentando artigos, além de disponibilizar a rede eduroam (Wi-Fi) para os participantes.
Saúde Digital: Saúde Para Todos!
No painel “Lançamento da versão 11 do Sistema de Gestão Hospitalar AGHU da Ebserh”, moderado pelo ex-presidente da SBIS Luis Kiatake, participaram a Secretária da SEIDIGI do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, o atual presidente da SBIS, Antonio Carlos Onofre de Lira, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. No encontro, foi assinado entre RNP, Ebserh e SBIS um Protocolo de Intenções para a cooperação mútua na formação de competências em saúde de digital.
No painel “Telessaúde para populações vulneráveis”, a cofundadora do grupo SAS Adriana Mallet, Pedro Elias (HUGV/Ufam) e a diretora de MKT da SBIS, Claudia Meirelles, colocaram o “dedo no suspiro” nos desafios, resultados e dificuldades neste país continental e heterogêneo.
No painel “Como envolver a liderança (c-levels) na estratégia de transformação digital em saúde”, moderado pelo ex-presidente da SBIS Claudio Giulliano Alves da Costa, palestraram Giliate Cardoso Coelho Neto (Ebserh), Carlos Pedroti (Albert Einstein) e Luiz Ary Messina (RNP). Nas apresentações, alertaram para a importância dos investimentos em saúde digital e da formação de pessoas, sendo esta área fundamental ao aumento de qualidade nos processos e atenção aos pacientes.
Apresentações de artigos
Na sessão de apresentação de artigos completos, o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital da RNP (PAP-SD) contou com a exibição de duas publicações. O primeiro artigo “Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital” foi apresentado pela Profa. Denise Zornoff, da Unesp de Botucatu-SP. O segundo artigo, nomeado “Desafios na retenção de alunos em cursos online em Saúde Digital”, contou com uma construção colaborativa de Gilberto Branco (RNP), Paulo Lopes (RNP), Thiago Cristo (RNP), Daniele Sodré (RNP), Beth Salvador (Unifesp), Denise Zornoff (Unesp), Juliano Gaspar (UFMG) e Luiz Ary Messina (RNP).
Ambos os trabalhos demonstraram o compromisso da RNP com a saúde digital e o processo de educação permanente em saúde, bem como reforçararam a quantidade de alianças entre as instituições de ensino que são necessárias para uma oferta relevante de cursos na modalidade de educação a distância (EAD).
Outra apresentação envolvendo a RNP foi a de um trabalho original em parceria entre a organização e a UFABC: “Identificação e categorização de riscos em serviços de telessaúde: uma revisão sistemática da literatura”, exibido por Paulo Lopes (RNP), um dos autores juntamente com Pedro Abolafio (UFABC), Luciana Pereira (UFABC) e Franciane Silveira (UFABC). Este trabalho é se suma relevância para o contexto atual para aqueles que estão à frente da gestão de projetos de telessaúde e cuidados virtuais e precisam mitigar os riscos inerentes.
O “Papel das Associações na Construção do Conhecimento em Saúde Digital” também foi tema de debate com participação da presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) Alexandra Monteiro, od presidente da SBIS, Antonio Carlos Onofre de Lira, do presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Antonio Adilton Oliveira Carneiro, do diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) Ronaldo Alves Ferreira e do coordenador nacional da RUTE e gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Luiz Ary Messina. Moderado por Paulo Lopes (RNP), o painel serviu para que cada organização apresentasse sua respectiva área de atuação e todas demostraram interesse em trabalhar em colaboração para criar novas oportunidades e fortalecer as competências necessárias para o avanço da saúde digital. Uma das propostas debatidas foi a formação de uma Federação de Associações para a Saúde Digital.
GTs Serviços Avançados de Saúde Digital apresentam suas soluções
Os dois Grupos de Trabalho (GTs) do Programa de PD&I Serviços Avançados da Fase 2 (segundo ano), GT-Metahealth e GT-Smartmed, também estiveram no CBIS'24, acompanhados pelo coordenador de P&D da RNP Clayton Reis. Os grupos foram representados pela Prof. Luciana Nedel (UFRGS), coordenadora acadêmica do GT-Metahealth, e pelo bolsista Nicollas Oliveira (UFF), líder de inovação do GT-Smartmed.
Os projetos tiveram oportunidade de estar no estande da RNP durante todo o evento, apresentando as soluções para diversos interessados, em busca de usuários que testem e validem as ferramentas desenvolvidas. Segundo Clayton, “o CBIS é um evento de grande importância para os GTs de Saúde Digital, pois tem a presença de pessoas tanto da área de informática quanto saúde, e traz feedbacks de ambas as visões para os projetos. Foi muito interessante ver que a Luciana e o Nicollas não ficaram parados um minuto, já que a busca do estande foi muito alta, com muitas pessoas interessadas em conhecer os projetos. Ambos voltaram para casa com muitos contatos, onde muitos podem virar usuários das soluções”.
Aqui tem Eduroam!
Esta frase impressa ao lado do estande da RNP e espalhada por todo o congresso fez a diferença na rotina da comunidade acadêmica durante o evento. A estimativa é que mais de 30% dos participantes usaram nosso serviço. Foram 196 acessos únicos registrados pela nossa equipe da GTI durante todo o evento.