RNP participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia
No dia 1º/8, foi encerrada a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que discutiu o futuro da ciência, da política e inovação no Brasil para os próximos 10 anos, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). O evento, que não acontecia há mais de 14 anos, trouxe como tema desta edição “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido” e reuniu cerca de 30 mil pessoas presenciais e virtualmente, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante três dias, diversos segmentos da sociedade debateram recomendações para uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser seguida pelos próximos anos (2024-2030), como resultado de um trabalho que ocorre desde dezembro de 2023, quando ocorreram mais de 200 conferências preparatórias em todo o país.
Na 5ª CNCTI, o Plano de Inteligência Artificial brasileiro foi entregue ao presidente Lula, com o objetivo de orientar o desenvolvimento e uma utilização ética e de forma sustentável da IA no Brasil. O Plano prevê investimentos de R$ 23 bilhões em quatro anos e um supercomputador para o Brasil.
O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, participou do evento na mesa sobre “Grandes infraestruturas e projetos estratégicos em P&D: financiamento e sustentabilidade”, no dia 1º/8, às 14h, ao lado do diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), José Roque da Silva, de uma das coordenadoras do telescópio GMT no Brasil, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Mendes de Oliveira, e do gestor de Inovação Tecnológica do Cenpes/Petrobras, Julio Leite.
"É muito importante que tenhamos a preocupação com a gestão. É preciso ter envolvimento real em definição de estratégia, avaliação de riscos e desenvolvimento de um projeto de longo curso com a comunidade beneficiária", declarou Nelson Simões.
Para saber mais, acesse a página da 5ª CNCTI.